Bandeira trans - Wikimedia Commons
Brasil

Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo, segundo dossiê

Dados da Associação Nacional das Travestis e Transexuais (Antra) mostram que, em 2020, o país registrou 184 assassinatos de pessoas transgênero

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 30/01/2021, às 08h42

O Brasil continua ocupando a primeira posição no ranking de países que mais matam pessoas transgênero no mundo. De acordo com dados divulgados no dossiê da Associação Nacional das Travestis e Transexuais (Antra), o país registrou 184 assassinatos de pessoas trans em 2020. As informações são da CNN.

O dossiê foi publicado no Dia da Visibilidade Trans, na última sexta-feira, 29 de janeiro, demonstrando que o Brasil segue na frente de países como México e Estados Unidos com um elevado número de homicídios contra o grupo de pessoas LGBTI+.

A Antra realizou um mapa da violência que mostrou que São Paulo é o estado mais perigoso para pessoas trans, onde foi registrado o maior número de assassinatos. Depois dele, vieram Ceará, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que, inclusive, teve um aumento de 43% em comparação ao ano anterior.

Bruna Benevides, secretária de articulação política da Antra, afirmou que a falta de ações do governo reflete esse contexto. “Até o momento, não houve ações específicas para enfrentar essa violência, o que nos faz acreditar que seria uma falsa simetria afirmar uma diminuição de violência de forma ‘espontânea’ e sem investimento material, pessoal ou institucional do Estado em uma política de enfrentamento do transfeminicídio”, disse.

Brasil História assassinato notícia LGBT trans transfobia Antra

Leia também

Artista brasileiro mostra como estaria Ayrton Senna atualmente se estivesse vivo


Senna: Os 3 sonhos não realizados de Ayrton


Fotos e entrevistas: Especial relembra os 30 anos sem Ayrton Senna


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Em Ímola, fãs se reúnem e prestam homenagens em estátua de Ayrton Senna