Jessiane Schinaider segura (esquerda) e hospitalizada (direita) - Divulgação / Arquivo Pessoal
Mundo

Brasileira é sequestrada e vítima de violência no México

Tentando entrar nos EUA pela fronteira, Jessiane Schinaider foi agredida pelos chamados 'coiotes' e encontrada à beira da morte

Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 30/12/2021, às 17h00

Conhecidos como coiotes, estes são grupos de pessoas que organizam expedições e missões para cruzar a fronteira dos México com os Estados Unidos, oferecendo seus serviços a imigrantes. Em muitas vezes, estas pessoas também estão envolvidas com o narcotráfico e inúmeros casos de violência.

No começo deste mês, uma jovem foi resgatada por um fazendeiro na região entre a cidade mexicana de Ciudad Juarez e a americana El Paso, onde havia sido deixada à beira da morte por um grupo de coiotes, que a atacaram, roubaram e violentaram. A vítima é a brasileira Jessiane Gonçalves Schinaider, como revelado por sua família.

Gostaria de pedir aqui a toda nossa comunidade, uma ajuda para essa família desesperada e sofrendo tanto neste difícil momento, mas ainda existe o sopro de vida", narram os parentes da vítima.

"Gente essa moça se chama Jessiane Gonçalves Schinaider, ela como muitos teve o sonho de chegar aqui nessa terra como muitos de nós, mas infelizmente caiu em mãos erradas, ao tentar atravessar pelo México”, escreveu a família, nas redes sociais. 

Levada por este fazendeiro, no dia 05 de dezembro, às autoridades da fronteira, Jessiane foi hospitalizada em Juarez e uma enfermeira entrou em contato com a família, encontrada pelo sobrenome. A mulher estava tentando entrar nos Estados Unidos para ficar junto de seu marido, que mora em Nova Jersey.

Anteriormente, os captores de Jessiane haviam mandado diversos vídeos a sua família pedindo dinheiro pela segurança e soltura da jovem. Os parentes da brasileira, no entanto, não tinham como pagar. As informações são da cobertura do jornal O Globo.

Mesmo agora no hospital, os cuidados da vítima serão cobrados de seu marido, que está arrecadando doações para conseguir pagar todas as despesas médicas e trazer Jessiane para perto de sua família nos Estados Unidos. Com já mais de 300 doadores, a vaquinha online está sendo amplamente apoiada pela comunidade brasileira.

Estados Unidos México notícia violência bizarro doação coiotes

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada