Mural do Colégio George Washington - Crédito: Reprodução
EUA

Colégio em São Francisco irá remover mural polêmico que retrata a história dos EUA

O conselho do colégio deliberou remoção do afresco, que exibe indígenas e negros em situação de opressão

Joseane Pereira Publicado em 03/07/2019, às 08h00

Ao caminhar pelos corredores do Colégio George Washington, em São Francisco, é possível observar cenas que retratam o passado das Américas, incluindo a vida do primeiro presidente dos EUA. Entretranto, o afresco Life of Washington, construído em 1936 pelo artista russo Victor Arnautoff, está com os dias contados: em votação, membros do conselho escolar decidiram remover a pintura das paredes, empreendimento que levará anos para ser concluído.

Imagens degradantes

Com 480 m² e um total de 13 painéis, o mural inclui cenas de um negro escravizado trabalhando para George Washington. Outra cena, uma das mais polêmicas, mostra um colonizador branco de pé sobre um nativo americano morto. Demonstrar o implacável genocídio de comunidades tradicionais e a violência contra os negros era intenção de Arnautoff, que trabalhou orientado pelo famoso artista mural Diego Riviera, conhecido por demonstrar injustiças sociais através da arte.

A intenção do artista era criticar o primeiro presidente dos EUA, mostrando sua confiança na escravidão e a brutalidade contra indígenas ocorrida historicamente. A representação violenta dividiu opiniões dos membros da escola e da comunidade artística: enquanto uns optaram pela remoção das imagens degradantes, outros afirmam que os horrores da história norte-americana devem ser mostrados.

Afresco contém cenas de trabalho escravo / Crédito: Reprodução

 

Para os últimos, cobrir o mural seria uma forma de censura artística e esconderia a violência histórica perpetrada contra nativos americanos e afro-americanos. As pinturas seriam uma forma de demonstrar o outro lado da História, escondido atrás dos discursos de vitória e progresso.

Outros, como a professora de Estudos Indianos Americanos na California State University, Joely Proudfit, apontam que apesar de ter sido inovador em sua época, o mural não trás qualquer tipo de reparação ou força para as comunidades oprimidas, cuja experiência é diretamente afetada. “Pense em todas as famílias, as crianças que passaram por lá. Que imagens eles veem? Indígenas mortos para a esquerda e afro-americanos em cativeiro para a direita”, afirmou ela.

Na década de 1960, estudantes já haviam pedido a remoção da obra. À época, o artista afro-americano Dewey Crumpler teria pintado murais em resposta, retratando latinos, nativos indígenas, afro-americanos e asiáticos em posição de resistência, superando a opressão e exibindo capacitação.

Nativo americano morto / Crédito: Reprodução

 

Recentemente, Crumpler apoiou os murais de Arnautoff em seu canal do YouTube, dizendo: “A história é cheia de desconforto, mas é exatamente disso que os seres humanos precisam para garantir a mudança. O que mudaria se nós víssemos apenas os aspectos positivos da natureza humana, e não sua amplitude total? ”

Reparação histórica

A remoção do mural acompanha uma série de esforços que o estado de Washington vem fazendo para atingir o objetivo de reparar injustiças históricas. Em 2018, uma estátua de bronze retratando um nativo americano aos pés de um missionário católico foi removida pelas autoridades municipais. No início de Junho, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, emitiu um pedido oficial de desculpas para o massacre sistêmico dos nativos americanos.

Esses esforços mostram que existem inúmeras maneiras de retratar a História, corrigindo-a para não causar mais danos a comunidades marginalizadas. Quanto ao espaço vago no colégio, Proudfit acredita que será a oportunidade de inserir obras de arte que elevem as comunidades marginalizadas, ou que sejam construídas por seus representantes: "Serão feitos novos afrescos. Para mim, a reparação permite que a Primeira Nação e as primeiras pessoas que ocuparam esse território sejam ouvidas de uma vez por todas”.

brutalidade polêmica afresco Colégio George Washington imagens degradantes Joely Proudfit Life of Washington Victor Arnautoff

Leia também

Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Na Alemanha, ‘túmulo de zumbi’ de mais de 4 mil anos é descoberto em escavação


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada