Funeral do Idol Kim Jong-hyun - Getty Images
Coreia do Sul

Coreia do Sul cria plano de ações para prevenir suicídio de celebridades

O número de artistas sul-coreanos que tiraram a própria nos últimos anos é alarmante; entenda!

Redação Publicado em 06/10/2021, às 13h48

No final da última semana, o governo sul-coreano anunciou um novo plano de medidas para prevenir a morte de celebridades do país por suicídio. A ação aconteceu poucos dias depois de o assunto ser discutido em uma reunião entre o Ministério da Educação e o Ministro de Saúde e Bem-Estar da Coreia do Sul.

O plano acontece em um momento que o entretenimento sul-coreano está em ascensão, com o gênero K-pop, as séries dramáticas (chamadas de doramas) e as produções de filmes.

De acordo com informações publicadas pelo portal Olhar Digital, com as redes sociais e o sucesso, uma pressão muito grande surge em volta das celebridades, principalmente no mundo do K-pop, com os chamados Idols.

Com o crescimento do gênero, muitos integrantes passaram a sofrer com a saúde mental abalada. Nos últimos anos, o número de suicídio de celebridades sul-coreanas foi alarmante, os motivos incluem: depressão e cyberbullying.

Como aconteceu em 2017 com Kim Jong-hyun, que integrou a boyband SHINee. Pouco tempo depois, o mesmo aconteceu com Sulli, membro da girlband f(x); e com Goo Hara, que fez parte do grupo Kara.

A ação em questão busca “eliminar os pontos cegos” na gestão da saúde mental de celebridades e artistas sul-coreanos. Com a maior disponibilização de consultas psicológicas e o envio de profissionais da saúde para sets de filmagens e afins.

A medida também tem como objetivo cuidar dos chamados casos do ‘Efeito Werther’, quando uma pessoa imita o ato do suicídio após a notícia de que isso tenha acontecido com alguém, na maioria das vezes figuras famosas.

Coreia do sul notícias suicídio governo celebridades prevenção k-pop

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada