O ex-presidente americano Donald Trump aponta para a direita - Getty Images
Estados Unidos

Donald Trump pede fim de julgamento político por não ser mais presidente

Em nota, a acusação de subverter as eleições democráticas e tentar se manter no poder por causa própria foi negada

Wallacy Ferrari Publicado em 03/02/2021, às 08h40

O ex-presidente Donald Trump respondeu formalmente na última terça-feira, 21, uma acusação apresentada pelo Congresso dos EUA alegando participação no tumulto ocorrido durante a transição para a equipe de governo de Joe Biden, sendo considerado "singularmente responsável" por causar graves crimes buscando se manter no cargo político por questões próprias.

A resposta, no entanto, rejeitou o julgamento político, com o ex-presidente negando, através de seus advogados, qualquer tentativa de subverter as eleições, além de acrescentar que não houve irregularidades ao negar a derrota das eleições em novembro — causas atribuídas como principais motivos da invasão ao Capitólio em janeiro.

O documento assinado pela equipe ainda contesta a acusação afirmando que a Constituição foi redigida para evitar qualquer desordem civil ou tomada de um governo por um ditador: "Se provocar uma insurreição contra uma sessão conjunta do Congresso após perder uma eleição não é uma ofensa imputável, é difícil imaginar o que seria", disse a nota, conforme noticiado pela UOL.

Por fim, acrescentam que a ação deveria ser encerrada, visto que, ao contrário da destituição e do fim do período de governo, a Constituição exige que um julgamento político do tipo deve ser realizado apenas com uma pessoa que ocupe o cargo presidencial — mas admite a possibilidade da perda de direitos políticos de Trump, podendo ser considerado inelegível.

Sobre Donald Trump

Donald Trump nasceu e cresceu no Queens, entre seus quatro irmãos. Seu pai, Fred, é descendente de imigrantes alemães, enquanto sua mãe, Mary Anne, migrou da Escócia em 1930. Na faculdade, recebeu o diploma de bacharelado em economia, pela Wharton University of Pennsylvania, em 1968.

Aos 25 anos, recebeu a empresa de imóveis e construção de seu pai. À frente da Trump Organization, Donald recebeu o título de magnata. Em 2015, anunciou sua nomeação para a presidência dos EUA pelo Partido Republicano.

Durante sua campanha, Trump usou de discursos de cunho populista e anti-imigração, sempre lembrando seu lema: “Make America great again”. Em 2016, o republicano derrotou a democrata Hillary Clinton e se tornou o 45º Presidente dos Estados Unidos. Aos 70 anos, ele foi a pessoa mais velha a assumir o cargo.

Estados Unidos julgamento presidente processo Trump averiguação Donald

Leia também

Influencer dos EUA descobre Machado de Assis e viraliza: 'Nada vai se comparar a isso'


Após sair da prisão, assassina de Daniella Perez estudou na mesma faculdade da vítima


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Helicóptero que levava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofre acidente


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais