Carta encontrada em parede em SC - Divulgação / Daiana Carvalho
Descoberta

Obra em prefeitura de SC revela carta de 1969 em parede

O pedreiro que encontrou a carta relatou que a situação foi uma grande surpresa e a carta revelou um conteúdo peculiar; descubra!

Isabelly de Lima Publicado em 22/01/2024, às 12h23 - Atualizado em 23/01/2024, às 09h21

Durante uma obra no Complexo Municipal de Morro da Fumaça, no Sul de Santa Catarina, um achado surpreendente aguçou a curiosidade dos trabalhadores. Uma carta datada de 1969, escrita pelo primeiro prefeito eleito na cidade, Jorge Silva, foi encontrada entre tábuas de madeira durante a demolição de parte da estrutura interna do prédio da antiga Câmara de Vereadores.

O pedreiro Esveraldo Brasilicio, responsável pela obra, foi quem fez a descoberta curiosa. "Estava removendo as tábuas e, de repente, estava ali, em pé na face da parede. Essa estrutura era tipo um tablado de madeira. Assim que vi, parei o trabalho e peguei o papel para ver o que era. Foi uma surpresa!", relatou Brasilicio.

A carta, escrita à mão com caneta azul em um pedaço de papelão, listava os nomes das principais autoridades da época e foi confirmada como autêntica pela administração municipal. Jorge Silva foi o segundo prefeito de Morro da Fumaça e o primeiro a ser eleito.

Carta estava escondida em uma parede antiga e foi encontrada por pedreiro - Divulgação / Daiana Carvalho

 

O neto do ex-prefeito, Rodney Félix Silva Júnior, revelou que fazer registros históricos era um hobby de Jorge Silva. "O vô fazia isso em muitas coisas. Ele tinha o costume de fazer essas cápsulas do tempo. Acredito que ele deve ter feito isso em outras obras em que participou do processo de construção ou reforma. O vô era muito culto, gostava de preservar a história, e deve ter feito isso com o objetivo de transmitir a informação para as gerações futuras", disse.

Acervo histórico

A carta, agora, será incluída na galeria do hall de entrada da prefeitura como parte do acervo histórico do município, de acordo com informações do G1.

A descoberta adiciona um toque especial à reforma e revitalização do Complexo Municipal, iniciada em maio de 2023, que visa sanar problemas estruturais e realizar adequações voltadas à acessibilidade. A construção, datada da década de 60 e inaugurada em 1970, não passava por uma reforma significativa desde 2012.

notícias Santa Catarina carta Papel obra nomes prefeitura Parede pedreiro conteúdo tablado

Leia também

Mulher que morava em placa de supermercado é descoberta por funcionários nos EUA


Nostradamus previu enchentes para 2024: "Haverá grandes inundações que serão vistas"


Rosto de múmia de mulher egípcia é reconstruído em 3D


Tempestade solar causa aurora boreal na Europa e América do Sul, entenda!


Órgão já alertava sobre risco de tragédia por chuvas em Porto Alegre desde 2023


Golden Retriever nasce verde-limão e chama a atenção na internet