Keith Dees e seu filho Huntley mostram o peixe-jacaré, fisgado durante pescaria nos EUA - Reprodução/Facebook
EUA

Durante pescaria, pai e filho fisgam peixe da época dos dinossauros nos EUA

Segundo departamento de preservação da vida selvagem, a espécie encontrada é considerada extremamente rara

Redação Publicado em 04/02/2023, às 11h55 - Atualizado em 10/02/2023, às 10h17

Durante uma pescaria na vila de Delta, no estado norte-americano do Alabama, pai e filho foram surpreendidos quando fisgaram um peixe-jacaré gigante — espécie que possui origem pré-histórica. O caso ocorreu em novembro, mas só ganhou notoriedade na imprensa norte-americana no último sábado, 4. 

Através das redes sociais, Keith Dees e seu filho Huntley falaram a respeito da descoberta: "Por volta das 11h30 resolvemos pescar em mais um local. Lancei a vara e, na metade do caminho de volta para o barco, a isca se soltou."

Quando corri para pegar, pude ver um peixe grande nadando perto do meu motor. Eu não tinha ideia do que era até que aquilo veio à tona, após 30 minutos", completou.

Segundo informações do portal UOL, o Outdoor Alabama, departamento de preservação da vida selvagem, afirmou que o animal em questão trata-se de um peixe-jacaré (Atractosteus spatula), considerado extremamente raro.

Um peixe-jacaré no zoológico de Cincinnati, EUA - Greg Hume via Wikimedia Commons

 

A espécie 

Em comunicado, os biólogos do Outdoor Alabama ressaltaram que o peixe-jacaré possui uma aparência similar a de um crocodilo, já que apresenta uma dupla fileira de dentes na mandíbula superior. A alimentação do animal é composta, principalmente, por peixes, tartarugas e pequenos mamíferos aquáticos

Ainda segundo os especialistas, fósseis de 100 milhões de anos do Atractosteus spatula foram encontrados anteriormente, fato que sugere que eles conviveram com os dinossauros.

Peixe-jacaré de 2,1m e 73 kg, encontrado nos EUA. Foto: Reprodução/Facebook

 

Desfecho 

Depois da pesca, Keith e Huntley levaram o peixe até a Marina de Orange Beach, onde os responsáveis pelo local registraram seus dados, sendo 2,1 m e 73 kg. Keith Dees acrescentou, em uma das publicações no Facebook:

Quando surgiu, sabia que o peixe era grande, mas nem remotamente sabia que era um recorde estadual. Isso nunca passou pela minha cabeça". 

Keith solicitou a um departamento do governo uma permissão especial para levar o que eles conseguiram da pescaria para casa. Após ser concedida, a família se reuniu para preparar o peixe para o jantar.

Estados Unidos EUA notícias dinossauros Alabama pai Peixe filho pescaria peixe-jacaré

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro