Imagem do protesto feito por estudantes na Tailândia - Divulgação/ Facebook/ StringerBase
Tailândia

Em protestos contra monarquia tailandesa, estudantes comparam rei a vilão de Harry Potter

Como lei local prevê prisões contra quem ofender monarquia, manifestantes satirizam regra e protestaram contra “Você-Sabe-Quem”

Fabio Previdelli Publicado em 05/08/2020, às 13h25

Na última segunda-feira, 3, um grupo de estudantes realizou um protesto na Tailândia exigindo reformas na monarquia do país — que desde 2016 é comandada pelo rei Maha Vajiralongkorn Bodindradebayavarangkun.

Entretanto, como lá a lei de lesa majestade prevê prisões de 3 a 15 anos contra quem difamar, insultar ou ameaçar a monarquia, os protestantes encontraram uma maneira inusitada para se manifestarem: se vestiram de personagens do universo de Harry Potter.

A escolha, segundo o próprio grupo, foi feita para “proteger a democracia contra “Você-Sabe-Quem”, uma referência ao vilão Lorde Valdemort, que nas histórias de J.K. Rowling é tratado como “Aquele que não deve ser nomeado”.

O rei Maha Vajiralongkorn e Lord Valdemort / Crédito: Creative Commons

 

A escolha parece ter dado certo, como mágica, afinal, a polícia não impediu as manifestações, embora tenha informado que qualquer suspeita de delito seria investigada. Além disso, ontem, 05, o premiê Prayuth Chan-ocha pediu para que os estudantes “não criem caos”.

Chan-ocha se diz preocupado com os atos e prometeu que o Parlamento ponderaria as reivindicações feitas pelos manifestantes a os tentou tranquilizar afirmando que todos resolverão “os problemas juntos”.

monarquia notícia Tailândia Protestos Harry Potter Lord Valdemort

Leia também

Artista brasileiro mostra como estaria Ayrton Senna atualmente se estivesse vivo


Senna: Os 3 sonhos não realizados de Ayrton


Fotos e entrevistas: Especial relembra os 30 anos sem Ayrton Senna


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Em Ímola, fãs se reúnem e prestam homenagens em estátua de Ayrton Senna