Imagem do projétil encontrado na Espanha - Reprodução/STILEarte
Arqueologia

Encontrada bala feita de chumbo e com o nome de Júlio César

Um novo estudo apontou que a descoberta da bala feita de chumbo e inscrita com o nome de Júlio César pode solucionar um mistério antigo, entenda!

Redação Publicado em 06/01/2024, às 10h07 - Atualizado em 07/01/2024, às 11h03

Um estudo publicado na revista científica Zephyrus revelou que uma bala de chumbo inscrita com o nome do general e tirano Júlio César foi encontrada em um campo da cidade espanhola de Montilla. O projétil de 70 gramas, que mede 4,5 centímetros de comprimento, 2 de largura e 1,7 de altura, possui a abreviação do nome de César, “CAES”, e o nome do local, “IPSCA”, gravado em sua estrutura. 

Conforme o portal italiano STILEarte, os campos de Montilla sediaram a Batalha de Munda, tida como o confronto final da segunda guerra civil da República Romana, quando Júlio César enfrentou os filhos de Pompeu em 45 a.C. e saiu vitorioso. 

A presença do nome do município na bala de chumbo sugere que a cidade de “IPSCA” havia se alinhado abertamente com César durante os conflitos civis. Além disso, acredita-se que a região tenha produzido munições para ele, como sugerido pela descoberta. 

A escavação foi liderada por Javier Moralejo e Jesúss Robles, ambos da Universidade Autônoma de Madrid, em parceria com José Antonio Morena do Museu Histórico de Baena e Antonio Moreno do Museu Arqueológico de Cabra. 

Respostas

O objeto foi lançado usando um tipo de estilingue operado manualmente, com um pequeno suporte centralizado entre cordas de retenção. A origem dessa arma pode ser rastreada até o Paleolítico Superior.

Na Antiguidade, o estilingue evoluiu para se tornar uma arma comum na Grécia Antiga e no período romano, sendo adotada pelo Exército Romano. Sua forma aerodinâmica e equilíbrio no ar permitiam que os projéteis cobrissem grandes distâncias com considerável força, atingindo frequentemente o alvo com precisão e penetrando no corpo do inimigo.

As munições eram produzidas despejando chumbo derretido em moldes de cerâmica que apresentavam o nome da legião que as utilizaria. Dessa forma, o projétil em questão pode indicar o local exato da Batalha de Munda, um assunto debatido há muito tempo. Assim, os arredores de Montilla emergem como um dos principais candidatos para esse evento histórico.

descoberta arqueologia Espanha Júlio César projétil bala Batalha de Munda

Leia também

Relembre as cartas da Segunda Guerra encontradas em hotel


Mulher que morava em placa de supermercado é descoberta por funcionários nos EUA


Nostradamus previu enchentes para 2024: "Haverá grandes inundações que serão vistas"


Rosto de múmia de mulher egípcia é reconstruído em 3D


Tempestade solar causa aurora boreal na Europa e América do Sul, entenda!


Órgão já alertava sobre risco de tragédia por chuvas em Porto Alegre desde 2023