Registro do ataque contra Israel - Getty Images
Israel

Entidades judaicas no Brasil repudiam ataques do Hamas contra Israel

Entidades judaicas no Brasil se posicionaram após o ataque do Hamas contra Israel neste sábado, 7

Redação Publicado em 07/10/2023, às 10h39

O ataque surpresa do grupo Hamas contra Israel tomou os noticiários neste sábado, 7. Inúmeros foguetes foram lançados contra a nação. Além disso, militares israelenses alegam que 'vários terroristas infiltraram-se no território israelita a partir da Faixa de Gaza'. 

Diante do ataque, Benjamin Netanyahu, atual, primeiro-ministro de Israel, afirmou que a nação está em guerra. Como resultado, a operação "Espadas de Ferro" foi iniciada. Conforme o grupo, 5 mil foguetes foram disparados contra Israel. Com inúmeros mortos e feridos, entidades judaicas no Brasil se pronunciaram após os ataques através de comunicados. 

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) condenou os ataques do grupo e pede que autoridades brasileiras condenem o ataque. Além disso, a entidade destaca que: "Israel defenderá seus cidadãos diante desse ataque, como qualquer país faria". 

"A Conib condena o vil ataque terrorista em larga escala contra Israel promovido pelo grupo terrorista palestino Hamas e seus apoiadores. A comunidade judaica brasileira se solidariza com Israel e seu povo e urge as autoridades brasileiras a condenarem com máximo vigor esse ato de guerra e terror injustificável", afirmou a Conib em nota. 

Já a Federação Israelita do Estado de São Paulo enfatiza em nota que o ataque 'fere a soberania nacional' de Israel.

"Israel foi atacado hoje pelo grupo terrorista Hamas, em um ataque surpresa que fere a soberania nacional israelense. Israel, assim como todos os países do mundo, tem o direito e o dever de proteger seu território e sua população", explica o comunicado.

“Em 75 anos de conquistas tecnológicas, educacionais, agrícolas e de saúde, Israel segue como a única democracia do Oriente Médio e o único país daquela região onde, registre-se, se respeita a liberdade religiosa de judeus, cristãos e muçulmanos”, explica.

O Instituto Brasil-Israel expressou solidariedade e respeito às vítimas do ataque e pede que países e autoridades internacionais condenem o ataque. 

"Repudiamos o ataque terrorista sem precedentes, orquestrado pelos grupos terroristas Hamas e Jihad Islâmica, ao Estado de Israel e sua população civil, na manhã deste sábado. Expressamos nossa solidariedade e respeito às vítimas dos atentados, seus familiares e à soberania de Israel. Conclamamos todas as vozes do diálogo, países e organismos internacionais, a condenarem a ação de terroristas e a morte de civis, na construção de um caminho que evite o prolongamento da tragédia e uma solução definitiva para os desafios na região", destaca a nota.

Israel guerra ataque conflito mortos Hamas feridos

Leia também

Albert Eintein é ‘recriado’ por AI e vira professor de universidade de Hong Kong


Em vídeo de Dia das Mães, Gypsy Rose desabafa: 'Não me sentia digna de amor'


Condenados por tentativa de Golpe de Estado quebraram tornozeleira e fugiram do país


Hamas espionava população na Faixa de Gaza, segundo documentos


Vestígios do castelo medieval de Gloucester do século 13 são encontrados na Inglaterra


Josef Fritzl pode ser transferido para prisão regular, determina tribunal