Mini-helicóptero que foi "aposentado" pela Nasa - Reprodução / NASA
Nasa

Equipamento com voo mais longo feito em Marte é ‘aposentado’ pela Nasa

O mini helicóptero Ingenuity chegou a entrar para o Guinness World Records por ter realizado o voo controlado mais longo no Planeta Vermelho

Isabelly de Lima Publicado em 31/01/2024, às 11h01

A Nasa anunciou oficialmente a aposentadoria do mini helicóptero Ingenuity, após enfrentar falhas decorrentes de um pouso de emergência em Marte. Este pequeno explorador espacial conquistou um lugar no Guinness World Records, registrando o voo mais longo já realizado na superfície do Planeta Vermelho.

A missão, na qual o Ingenuity desempenhou um papel crucial, estendeu-se por mais de três anos, marcando um marco significativo na exploração marciana. Seu principal feito, e talvez o mais notável, foi se tornar o primeiro veículo fabricado pela humanidade a realizar um voo motorizado e controlado em outro planeta.

Este notável helicóptero voou mais alto e mais longe do que alguma vez imaginamos e ajudou a Nasa a fazer o que fazemos melhor - tornar possível o impossível", comentou o administrador da agência espacial estadunidense, Bill Nelson.

Dados valiosos

O Ingenuity superou expectativas, desbravando os céus marcianos e fornecendo dados valiosos para os cientistas da Terra. Seu recorde no Guinness World Records é um testemunho do avanço da exploração espacial e da capacidade humana de inovar, mesmo em ambientes extraterrestres desafiadores.

A aposentadoria do Ingenuity marca o fim de uma era, mas seu legado como pioneiro em voos interplanetários continuará a inspirar futuras missões e descobertas em nosso sistema solar e além, de acordo com o portal Cultura.

Nasa Marte Espaço missão voo planeta recorde objeto veículo aposentar longo

Leia também

Relembre as cartas da Segunda Guerra encontradas em hotel


Mulher que morava em placa de supermercado é descoberta por funcionários nos EUA


Nostradamus previu enchentes para 2024: "Haverá grandes inundações que serão vistas"


Rosto de múmia de mulher egípcia é reconstruído em 3D


Tempestade solar causa aurora boreal na Europa e América do Sul, entenda!


Órgão já alertava sobre risco de tragédia por chuvas em Porto Alegre desde 2023