Trechos de vídeos em que é possível ver bola de fogo cruzando o céu, na Europa - Reprodução/Vídeo/Twitter
Bola de fogo

Estranha bola de fogo no céu da Europa assusta pessoas; astrônomos explicam

A estranha bola de fogo no céu da Europa pôde ser vista após as 22hrs na noite da última quarta-feira, 14

Éric Moreira Publicado em 15/09/2022, às 11h06

Na noite da última quarta-feira, 14, por volta das 22h, uma estranha bola de fogo foi vista cruzando o céu por diversas pessoas em alguns países da Europa. Porém, o que muitos pensavam se tratar de um meteorito, ou uma estrela cadente, na verdade era provavelmente lixo espacial do programa de satélites da SpaceX, empresa de Elon Musk.

A Rede Meteorológica do Reino Unido alegou que a bola de fogo ficou visível por cerca de 20 segundos no céu, logo após as 22h. Ao todo, quase 800 relatórios foram recebidos pela agência, de países como Escócia, Irlanda do Norte e o norte da Inglaterra, como informado pelo The Guardian.

Após o ocorrido, diversos vídeos da bola de fogo cortando o céu foram publicados em redes sociais, chocando diversos internautas. Um em específico mostra o objeto sobrevoando o céu noturno de Paisley, cidade a oeste de Glasgow, na Escócia; confira:

Can’t believe I seen this and managed to catch it on camera!! Going over Paisley at 10pm☄️ #glasgow #paisley #meteor #comet #fireball @UKMeteorNetwork @Daily_Record pic.twitter.com/mH9o2062nI

— Vanessa (@_vangal) September 14, 2022

Explicação e relatos

John Maclean, um astrônomo da Rede Meteorológica do Reino Unido, afirma que provavelmente era lixo espacial porque estava viajando muito devagar para ser meteoro. "O que estamos vendo no momento é um satélite Starlink, que na verdade foi devido à deorbitação ou reentrada na atmosfera hoje, mas é possível que tenha deorbitado um pouco mais cedo", explica.

A trajetória foi de sul para norte. Foi notado pela primeira vez quando ia do norte da Inglaterra. Provavelmente só queimou na atmosfera. Mas se algum deles aterrissou, teria sido no Atlântico, perto das Hébridas", acrescenta o astrônomo. Confira um mapa mostrando locais de relatos e trajetória da bola de fogo, publicado no Twitter da UK Meteor Network:

There have been nearly 800 reports of the fireball that was seen over UK last night. The preliminary trajectory has been calculated by the IMO and indicates that the object, which we now believe to be space debris, would have landed in the Atlantic south of the Hebrides. pic.twitter.com/skSvl0YH5Y

— UK Meteor Network (@UKMeteorNetwork) September 15, 2022

Por fim, o pesquisador disse que os satélites da Starlink, projeto da SpaceX, empresa de Elon Musk, "desorbitam com bastante regularidade, porque eles só têm uma vida útil finita no espaço". Com isso, "provavelmente veremos mais dessas bolas de fogo, dado o número de satélites que Musk e outros, incluindo a Amazon, estão colocando", acrescenta.

Em breve, um em cada cinco objetos que você vê no céu noturno pode ser um satélite, o que causará grandes problemas para os astrônomos", finaliza Maclean.
Europa Reino Unido curiosidades notícias astronomia céu bola de fogo informações

Leia também

França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental