Imagem de um cemitério de veteranos de guerra nos Estados Unidos - Pixabay
Estados Unidos

EUA: símbolos nazistas serão removidos de túmulos de soldados da Segunda Guerra

O Departamento de Veteranos do país espera a autorização do governo para a remoção dos símbolos

Paola Churchill Publicado em 03/06/2020, às 12h36

O Departamento de Veteranos dos EUA declarou que irá remover símbolos nazistas de túmulos de prisioneiros da Segunda Guerra Mundial. Essa ação será feita até o final do  mês, nos cemitérios no Texas e Utah.

As lápides dos soldados nazistas possuem suásticas dentro de uma cruz, ou a Cruz de Ferro, uma decoração militar da Alemanha que o soldado ganhava pela bravura durante a guerra. Em alguns casos ainda, no epitáfio dos nazistas enterrados têm a seguinte inscrição "Ele morreu longe de sua casa pelo Führer, pelas pessoas e pela pátria”.

O departamento de veteranos nos Estados Unidos só está esperando a autorização para começar a remover os símbolos, já que as lápides são protegidas pela Lei Nacional de Preservação Histórica do país.

Inicialmente, o secretário do departamento, Robert Wilkie, ficou um tanto quanto relutante com a ideia, dizendo que era importante “lembrar do horror do regime nazista e por que tantos americanos se sacrificaram tanto para libertar o mundo de seu reino de terror”.

No entanto, Wilkie mudou de ideia após congressistas texanos manifestarem desconforto com a situação. "É compreensivelmente perturbador para nossos veteranos e suas famílias ver inscrições nazistas perto daqueles que deram suas vidas por esta nação”, afirmou o secretário através de nota.

Segunda Guerra Mundial Estados Unidos Nazistas veteranos

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada