Matérias » Nazismo

Há 82 anos começava a triste Noite dos Cristais Quebrados, que marcou o começo do Holocausto

9 de novembro de 1938 ficou marcado pela violência organizada pela Alemanha Nazista como ponto de partida para um dos capítulos mais tristes da História

Thiago Lincolins Publicado em 09/11/2020, às 14h09

Judeus expulsos da Alemanha em Outubro de 1938
Judeus expulsos da Alemanha em Outubro de 1938 - Wikimedia Commons

A manhã de 7 de novembro de 1938 mudou para sempre a história da humanidade, tudo começou a partir de um atentado cometido pelo judeu Herschel Grünspan, contra o diplomata alemão Ernst vom Rath. Na ocasião, Grünspan comprou um revólver e saiu em direção à embaixada alemã com intuíto de vingança. Ao chegar no local, ele pediu para ser levado até a sala de vom Rath. Sem pensar duas vezes, o jovem sacou sua arma e disparou cinco tiros em Ernst  

O rapaz estava transtornado, já que assim como havia acontecido com outros judeus, sua família também foi expulsa da Alemanha no final de outubro daquele ano. No caso dos familiares de Grünspan, eles não foram aceitos na Polônia como deveriam e passaram dias vivendo na fronteira em condições terríveis.

Fotografia de Ernst vom Rath / Crédito: Wikimedia Commons

 

Revoltado, o judeu cometeu o atentado na tentativa de chamar atenção para o que estava acontecendo. Contudo, a morte de Ernst — que não sobreviveu aos ferimentos que afetaram principalmente seu estômago —, foi usada pelo Terceiro Reich para proibir crianças judias de frequentar escolas na Alemanha, além de suspender atividades culturais, revistas e jornais. Vom Rath teve a morte anunciada em 9 de novembro daquele ano, gerando e uma onda de ira popular e dando início a um verdadeiro pesadelo na Alemanha.

Revoltas 

Na ocasião, Adolf Hitler não se manifestou diretamente sobre o episódio. Entretanto, Joseph Goebbels, ministro de Propaganda do Partido Nazista, realizou um discurso em que pedia vingança pela morte de Ernst.

Na mesma noite de 9 de novembro, as unidades da Sturmabteilung (SA, algo como Destacamento Tempestade, na tradução para o português), organização paramilitar ligada ao Partido que funcionava como uma milícia, interpretaram o discurso como uma ordem e iniciaram um pogrom, ou seja, um linchamento em massa contra os judeus.

Rastros de destruição  por parte dos nazistas na Alemanha / Crédito: Wikimedia Commons

 

Consequências 

Cerca de 7.500 mil lojas tiveram suas fachadas de vidro destruídas pelos nazistas — foi a partir daí que surgiu o nome Noite dos Cristais Quebrados. Na época, 1.400 mil sinagogas foram alvo de ataques, além disso, residências judias foram roubadas e até lápides de cemitérios foram arrancadas. Nesse momento, já não havia dúvidas de que o caos tinha tomado conta das ruas na Alemanha.

Aos gritos, judeus eram cruelmente espancados. Cem deles perderam a vida durante o linchamento. Em seguida, 30 mil foram levados para campos de concentração, administrados pela SS. O rescaldo foi tão insólito quanto o pogrom. 

Os nazistas por sua vez, afirmaram que os linchamentos não foram organizados e que os semitas provocaram o povo. Além do sofrimento, as vítimas foram impedidas de receber os pagamentos de seguro pelas perdas.

No dia 12 de novembro, durante uma reunião, os judeus alemães receberam uma multa coletiva de 1 bilhão de marcos (antiga moeda usada por países latino-germânicos) pela morte de Vom Rath. A Noite dos Cristais Quebrados serviu para acelerar o processo de produção de uma "raça" ideal, um capítulo que a Alemanha lamenta até hoje. 


+Saiba mais sobre o nazismo por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Terceiro Reich na história e na memória, de Richard J. Evans (2018) - https://amzn.to/353Tu2w

As mulheres do nazismo, de Wendy Lower (2014) - https://amzn.to/3bwrlDv

A vida secreta dos nazistas, de Paul Roland (2020) - https://amzn.to/2yy0qso

Filhos de nazistas: Os impressionantes retratos de família da elite do nazismo, de Tania Crasnianski (2018) - https://amzn.to/2wWv5iy

Hitler e o nazismo, de Richard Geary (2012) - https://amzn.to/2xThKIe

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W