Gilberto Gil e Tyler, The Creator, respectivamente - Getty Images
Música

Gilberto Gil e Tyler, The Creator fazem as pazes sobre música usada sem permissão

A canção escrita pelo cantor baiano, Gilberto Gil, tem mais de 50 anos e foi utilizada sem autorização pelo rapper americano Tyler, The Creator

Redação Publicado em 14/12/2023, às 18h33

Recentemente, o rapper norte-americano Tyler, The Creator utilizou uma canção de Gilberto Gil em uma campanha publicitária sem a autorização do artista brasileiro. Após a propaganda ter sido tirada do ar, os artistas chegaram a um acordo de que Gil receberá uma indenização de 50 mil dólares, pela reprodução indevida da música ‘Duplo sentido’. 

Histórico da canção

A disputa, resolvida de forma pacífica, se deu em torno de uma das composições menos conhecidas de Gil, conforme repercutido pelo G1. Ele gravou a música em 1973 para o álbum inacabado, Cidade do Salvador, que foi arquivado naquela época. Naquele mesmo ano, Gil chegou a cantar ‘Duplo sentido’ em alguns de seus shows.

Porém, como o cantor e compositor baiano abortou o disco mencionado acima, a primeira gravação oficial é na voz de Tetê da Bahia. Foi esta mesma versão, que em 1974 fez parte da na trilha sonora da novela Ídolos de pano, da TV Tupi, que o artista estadunidense Tyler, The Creator reproduziu sem o aval de Gilberto Gil.

É importante ressaltar que, desde 1973, Gil não chegou a regravar canção ‘Duplo sentido’, que ressurgiu em razão da polêmica causada pelo uso impróprio do rapper

acordo canção disputa Gilberto Gil The Creator Tyler

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro