Ministro Marcelo Queiroga em entrevista coletiva (2021) - Getty Images
Brasil

Governo libera vacinação para crianças de 5 a 11 anos

Confira como funcionará a imunização para a nova faixa etária!

Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 05/01/2022, às 18h16

Após diversas discussões sobre a vacinação infantil contra a Covid-19, o Ministério da Saúde revelou nesta quarta-feira, 05, as regras definitivas para a imunização dos brasileiros entre 5 e 11 anos.

O assunto gerou enorme polêmica nos últimos dias, devido as inúmeras opiniões relacionadas à exigência de recomendação médica, a maneira como a vacina funciona nos organismos de crianças e as mudanças feitas aos imunizantes.

Vale ressaltar que a vacinação para pessoas abaixo dos doze anos foi aprovada pela Anvisa na segunda quinzena de dezembro de 2021, no entanto, para a distribuição, era necessária a aprovação do Governo, que havia dado declarações controversas em relação a isto. 

No entanto, uma aliança foi forjada com base na segurança dos imunizantes, como relatou o ministro da Saúde Marcelo Queiroga durante uma coletiva de imprensa sobre o assunto.

“Isso foi testado através de ensaios clínicos e já logrou aprovação em agências sanitárias respeitáveis, a exemplo do FDA [agência dos Estados Unidos], da Agência Europeia de Medicamentos, e agora teve o aval da Anvisa. Portanto, a Anvisa atestou a segurança regulatória", apontou.

Como funcionará?

Para a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos, a exigência de uma receita médica — que era a maior discussão em torno deste assunto — foi excluída, embora Queiroga orientou que os pais "procurem a recomendação prévia de um médico antes da imunização".

Além do mais, a criança poderá ser imunizada sem a necessidade de uma autorização, caso seus pais ou responsáveis estejam presentes no momento da imunização. 

Segundo o planejamento governamental, as vacinas devem começar a ser distribuídas na segunda quinzena de janeiro e em ordem decrescente de idade, começando com as crianças de onze anos até chegar nas de cinco. As informações vêm da cobertura do portal g1.

Brasil Crianças notícias coronavírus Ministério da Saúde vacinação

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada