Judith Raanan e Natalie Raanan - Reprodução/Facebook/Israel no Brasil
Hamas

Hamas explica por que libertou mãe e filha, que têm dupla nacionalidade

Mãe e filha, que foram feitas como reféns desde o dia 7, estão a caminho de uma base militar israelense

Redação Publicado em 20/10/2023, às 17h56 - Atualizado em 21/10/2023, às 11h24

Na última sexta-feira, 20, duas cidadãs estadunidenses foram libertas pelo Hamas. Judith Raanan, 59, e Natalie Raanan, 18, mãe e filha, estão a caminho de uma base militar em Israel, após permanecerem sob a custódia do grupo extremista desde o último dia 7.

Elas foram deixadas na fronteira de Israel e irão se reunir nas próximas horas com seus familiares, segundo um comunicado oficial divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Conforme repercutido pelo portal de notícias do UOL, a mídia israelense afirmou que não houve negociações entre o Hamas e Israel para as americanas serem libertas. Em suas redes sociais, a irmã de Judith, Saray Cohen, repassou a gratidão de sua irmã pelo apoio e compartilhou a felicidade da mesma por estar cercada de amigos e familiares.

Durante uma entrevista à emissora de televisão, Al Jazeera, um dos membros do grupo armado afirmou que a organização decidiu liberá-las em razão do declínio no estado de saúde da mãe.

Além disso, ele também afirmou que o gesto serve para “provar para a comunidade internacional que o Hamas não é uma organização terrorista”. O extremista alega que o Hamas vai negociar a soltura dos reféns quando os ataques a Gaza forem encerrados.

Liberdade

Mãe e filha residem em na cidade de Evanston, em Illinois, mas foram até Israel para celebrar o aniversário de 85 anos de um membro de sua família. Segundo o jornal The Times of Israel, seus parentes também afirmaram que ambas possuem dupla nacionalidade, americana e israelense.

A família estava reunida em Nahal Oz, um kibutz localizado a cerca de 1,5 km da fronteira com a Faixa de Gaza, quando começou o ataque do Hamas.

Em um comunicado oficial, também divulgado nesta sexta-feira, 20, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, demonstrou felicidade diante da libertação de mãe e filha e com seu eventual retorno ao solo americano.

As duas e as suas famílias terão o total apoio do governo dos Estados Unidos, para se recuperarem e se curarem. Todos devemos respeitar a sua privacidade neste momento", afirmou o presidente dos EUA.

Em seu comunicado, ele também garantiu o retorno de outros reféns norte-americanos.

Desde os primeiros momentos deste ataque, temos trabalhado 24 horas por dia para libertar os cidadãos americanos que foram feitos reféns pelo Hamas e não vamos cessar os nossos esforços para garantir a libertação daqueles que ainda estão detidos", declarou Joe Biden.
Israel Faixa de Gaza conflito Hamas reféns Americanas liberas

Leia também

Nasa divulga imagen da explosão solar que causou aurora boreal


RS: Nível do Guaíba volta a subir após menor medição em oito dias


Em regime aberto, Alexandre Nardoni quer trabalhar na empresa do pai em SP


Por dentro da 'Caverna da Morte', que mata tudo que entra nela


Jornalista presa por denunciar Covid em Wuhan deverá ser solta após quatro anos


Em meio a enchentes, polícia encontra depósito com objetos roubados no RS