Hipopótamo (à esqu.) e Pablo Escobar, narcotraficante colombiano - Getty Images e Colombian National Police via Wikimedia Commons
Mundo

Hipopótamos do zoológico particular de Pablo Escobar recebem injeções de anticoncepcionais

Animais foram trazidos para Colômbia pelo narcotraficante na década de 1980 e causam problema para a fauna local

Paola Orlovas, sob supervisão de Penélope Coelho Publicado em 20/10/2021, às 12h25

A Colômbia busca há décadas uma forma de solucionar o problema que Pablo Escobar os trouxe na década de 1980, ao comprar hipopótamos e colocá-los em um zoológico particular ilegal. Com isso, o narcotraficante criou uma verdadeira invasão na fauna colombiana. Após alguns anos, o que era um punhado de animais se tornou um grupo grande com mais de 80 deles. 

Uma agência ambiental regional do país, Cornare, anunciou na última sexta-feira, 15, que uma nova estratégia, mais segura, seria adotada para lidar com o grupo de animais: passarão a atirar dardos com injeções do anticoncepcional GonaCon neles. Os hipopótamos devem receber três doses e o método já foi utilizado por cientistas em países como Estados Unidos, Hong Kong e Austrália. 

David Echeverri López, coordenador do Grupo Cornare, destacou em uma entrevista para a CNN que a agência ainda está testando as suas possibilidades: 

Esta é a primeira vez que implementamos este procedimento. Vamos acompanhá-los e monitorá-los para ver o quão bem-sucedido pode ser”, disse o líder do Grupo de Florestas e Biodiversidade.

Antes, o governo colombiano tentava esterilizar os animais do rebanho em crescimento, mas, a castração tradicional é perigosa e exigente demais. Apenas onze das dezenas de hipopótamos já foram castrados e o esforço foi interrompido.

Embora outros animais exóticos da coleção de Pablo Escobar tenham sido realocados após a morte do traficante, os hipopótamos permaneceram no país por serem difíceis de transportar e capturar. 

Colômbia anticoncepcional narcotráfico Pablo Escobar animais Hipopótamo

Leia também

Tarefa de escola gera polêmica ao classificar Hitler como 'tomador de decisões ético'


Casas em Foz do Iguaçu de pioneiro alemão devem virar museu este ano


Registros da Invasão da Tchecoslováquia, de Josef Koudelka, ganham exposição no IMS


The Crown: Criador admite que ‘não queria mais fazer a série’ após a morte de Elizabeth II


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Besouro-tigre usa ultrassom para se defender de morcegos, diz pesquisa