Imagens da mulher depois e antes da amputação - Divulgação / Arquivo Pessoal
Amputação

Hospital explica o motivo de amputação de mãos de mulher depois de parto

A mulher teve mão e punho amputados

Redação Publicado em 20/01/2023, às 19h25

Depois de dar à luz, uma mulher teve mão e punho amputados. O Hospital NotreDame Intermédica Jacarepaguá expôs os detalhes do atendimento à paciente e de acordo com a administração do local, a decisão de remover parte do braço da mulher se deu por uma "irreversível piora do quadro".

A administração da unidade de saúde explicou que a vida da mulher esteve em risco após complicações no parto e foi necessário amputar seus membros. Em uma nota enviada ao UOL, informou que depois que a denúncia ganhou notoriedade nacional, a liderança médica regional foi afastada.

"Devido à irreversível piora do quadro com trombose venosa de veias musculares e subcutâneas, houve a necessidade de se optar pela amputação do membro em prol da vida da paciente", disse em nota. 

A Polícia Civil, o Ministério Público e o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro já abriram investigações próprias e deverão verificar se há inconsistências ou responsabilizações a serem atribuídas no episódio.

Problemas no parto 

Em 9 de outubro, Gleice Kelly Gomes Silva deu entrada no hospital com 39 semanas para dar à luz ao seu terceiro filho de parto normal. Ela apresentou complicações depois de uma hemorragia e precisou ser transferida para a unidade hospitalar de São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

A mulher apresentou o quadro hemorrágico e o acesso de seu braço esquerdo preocupava devido à coloração arroxeada de suas mãos e ao inchaço do membro. Apenas 12 horas depois, quando sua mão e antebraço estavam roxos, os funcionários decidiram pegar um acesso no braço direito e um acesso profundo no pescoço da paciente.

Na madrugada do dia 12 ela foi transferida e quatro dias depois, informada da necessidade de amputação. Entre algumas informações dadas pelo hospital, uma delas é que a mulher possui um histórico de múltiplas gestações com algumas complicações e o bebê nasceu vivo e bem, num parto sem intercorrência

O caso de Gleice está sendo investigado pela 41ª DP. A família deverá prestar depoimento na delegacia na próxima segunda-feira, 13. 

parto amputação Jacarepaguá Gleice Kelly Gomes Silva

Leia também

Influencer dos EUA descobre Machado de Assis e viraliza: 'Nada vai se comparar a isso'


Após sair da prisão, assassina de Daniella Perez estudou na mesma faculdade da vítima


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Helicóptero que levava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofre acidente


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais