As gêmeas siamesas Valentina e Heloá, de 3 anos, no Hecad, em Goiânia - Divulgação / Zacharias Calil
Goiânia

Irmãs siamesas são separadas após 15h de cirurgia

O procedimento ocorreu em Goiânia e contou com a presença de 50 profissionais, devido à complexidade do caso

Redação Publicado em 13/01/2023, às 13h12

Na última quinta-feira, 12, duas gêmeas siamesas realizaram uma cirurgia de separação que durou 15 horas, conforme informado pelo cirurgião pediátrico responsável pelo procedimento, em Goiânia. Valentina e Heloá, de 3 anos, eram unidas pela bacia e dividiam o abdômen, fígado, tórax, intestinos delgado e grosso e a genitália. 

Segundo informações publicadas pelo site UOL, a operação contou com cerca de 50 profissionais especializados em diferentes áreas, devido à complexidade do caso, e foi realizada no Hecad (Hospital Estadual da Criança e do Adolescente). Em entrevista, o médico responsável, Zacharias Calil, afirmou:

Foi uma cirurgia com um grau de dificuldade muito grande porque tivemos que separar os órgãos".

Cirurgia 

As gêmeas nasceram em Guararema, interior de São Paulo, mas a família se mudou para Morrinhos (GO) há dois anos, a fim de iniciarem o tratamento adequado para ambas. 

Calil, que acompanha o caso desde o início e já tem 22 cirurgias de separação de siameses em sua trajetória, também informou que a equipe fez intervenções de expansão da pele, algo que ajudaria futuramente no procedimento final. Além disso, ele explicou, a respeito da separação dos órgãos:

Quando dividimos o fígado, há um trauma, mas ele regenera. O intestino, com o tempo, se adapta. Também colocamos uma tela especial para proteger o abdômen, já que elas não têm musculatura. Com o tempo, ela será absorvida pelo próprio organismo. Agora, a etapa é de cuidados no pós-operatório".

Pós-operatório 

Em nota, o Hecad informou que Valentina e Heloá estão na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para receberem medicamentos para a pressão arterial e alívio da dor, ventilação mecânica e antibióticos. Elas seguem em observação mas passam bem.

Goiânia cirurgia Irmãs separação gêmeas siamesas órgãos Guararema

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro