Jovem comemora aniversário com suástica em bolo - Divulgação / Redes Sociais
Nazismo

Jovem de Roraima é investigado após comemorar 18 anos com suástica nazista em bolo

O estudante de direito compartilhou fotos da comemoração nas redes sociais

Redação Publicado em 22/06/2022, às 16h21

Em Boa Vista, a Polícia Civil investiga o caso de um jovem que comemorou seu aniversário de 18 anos com um bolo que era decorado com a bandeira nazista e uma suástica.

No Brasil, o uso de símbolos do tipo é crime e tem pena de reclusão de dois a cinco anos e uma multa. O rapaz passou a ser investigado após as fotos do aniversário serem compartilhadas nas redes sociais.

Na última terça-feira, 21, outro jovem, de 22 anos, registrou um boletim de ocorrência contra ele. O B.O foi feito no 3º Distrito Policial.  O jovem que publicou fotos do bolo nas redes sociais é estudante de direito de uma universidade particular. Nas fotos, ele carrega o bolo e está acompanhado de outras 6 pessoas. 

Em algumas publicações, as felicitações ao estudante foram acompanhadas de frases que faziam comparações a Adolf Hitler. Em uma delas, uma pessoa diz que o jovem "não é Hitler, mas merece conquistar o mundo". A apologia do nazismo usando símbolos nazistas, distribuindo emblemas ou fazendo propaganda desse regime é crime previsto em lei no Brasil, com pena de reclusão.

Jovem publicou a foto com mais 6 pessoas - Foto: Divulgação / Redes Sociais

 

Nota de desculpa

O jovem pediu desculpas, em nota, emitida ele e pelos amigos e afirmou que não teve nenhuma intenção maldosa. "Primeiramente, quero pedir sinceras desculpas pelo meu comportamento e de meus amigos acerca do episódio do meu aniversário. Reforço que em nenhum instante tivemos a intenção de sermos maldosos e nos arrependemos muito por ter nos deixado levar pelo momento", escreveu ele. 

Além disso, o rapaz relatou na nota que é praticante do Budismo e que tem como um de seus símbolos a Cruz Gramada, que é semelhante à suástica.  "Por esta razão, o tema foi utilizado de forma errônea. Na emoção do momento da surpresa para mim, não tive reação para pensar o quão grave era esta atitude e por isso, mais uma vez, pedimos desculpas pela atitude de mau gosto", ressaltou ele.

A instituição onde o jovem estuda informou que repudia qualquer "manifestação que faça referência ao nazismo” e reiterou que como o caso foi divulgado em uma rede social privada e não no âmbito interno da instituição, entende que a Polícia Civil, Federal, o Ministério Público Estadual (MPRR) e Ministério Público Federal (MPF), são as instituições que possuem atribuições para investigar o caso.

Nazismo Suástica aniversário bandeira símbolo nazista bolo

Leia também

Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Arqueólogos desvendam origem da 'Excalibur' encontrada na Espanha


Tumba luxuosa de 2.200 anos encontrada na China pode pertencer a antigo rei


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Mapa geológico sobre a Lua mais detalhado já criado é revelado pela China