O presidente Nicolás Maduro - Getty Images
Venezuela

Justiça venezuelana, ligada a Maduro, confisca prédio do principal jornal do país

Vídeo feito pelo jornalista Jorge Makriniotis mostra momento da chegada da polícia. Veja!

Giovanna Gomes, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 15/05/2021, às 11h32

A Justiça da Venezuela confiscou na última sexta-feira, 14, o prédio em que funciona o principal jornal do país: o Nacional. Conforme informou a Folha, a medida faz parte da sentença por danos morais causados a Diosdado Cabello, um dos nomes mais importantes da política chavista.

A sentença, que ainda conta com uma indenização de 13,4 milhões de dólares ao político, ocorre após o veículo ter realizado uma reportagem sobre a suspeita de Cabello ser ligado ao narcotráfico.

O jornalista Jorge Makriniotis, quem também é gerente-geral do 'O Nacional', publicou um vídeo em sua página no Twitter, no qual registra o momento em que os policiais cumprem a ordem judicial.

#ATENCIÓN Embargan edificio del medio venezolano El Nacional. En el video, la denuncia de su gerente, Jorge Makriniotis #14May https://t.co/ZSYn4yBspW pic.twitter.com/xSQJVk0F9G

— NTN24 Venezuela (@NTN24ve) May 14, 2021

"Depois de 78 anos de história, defendendo a liberdade de expressão" diz ele, "o Nacional está sendo invadido e está sendo confiscado. Isso é um ataque contra a democracia", finalizou.

O caso acabou surpreendendo a muitos, uma vez que ocorre pouco depois do governo demonstrar que estava disposto a um diálogo com a oposição. Maduro teria, inclusive, escolhido dois membros não-chavistas para o Conselho Nacional Eleitoral e libertado seis executivos da petrolífera Citgo da prisão, entre outras ações.

político Justiça jornal Nacional Maduro Vanezuela confiscado chavista

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada