Montagem mostrando Lula e Bolsonaro - Divulgação / Instagram/ @lulaoficial/ Getty Images
Brasil

Lula aparece com 48% das intenções de voto para 2022; Bolsonaro tem 21%

Ipec divulgou resultado da pesquisa na última terça-feira, 14

Isabela Barreiros Publicado em 15/12/2021, às 09h46

O ex-presidente Lula (PT) apareceu com 48% das intenções de voto para presidente em 2022, 27 pontos percentuais à frente do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) , com 21%. Os resultados são da pesquisa Ipec anunciada na última terça-feira, 14.

O petista ficou na frente em ambos os cenários propostos para os entrevistados e contou com mais que todas as intenções de voto dos outros possíveis candidatos somadas, como destaca o portal g1.

No primeiro cenário, Lula fica com 48%, enquanto Bolsonaro conta com 21% das intenções de voto. Eles são seguidos por Sergio Moro (Podemos), com 6%. Com um ponto percentual a menos, está Ciro Gomes (PDT), com 5%.

André Janones (AVANTE) e João Doria(PSDB) empatam com 2% neste cenário, enquanto Cabo Daciolo (PMN-Brasil 35) e Simone Tebet (MDB) ficam com o mesmo percentual de intenção de voto, 1%.

Alessandro Vieira (Cidadania), Felipe d’Ávila (NOVO), Leonardo Péricles (UP) e Rodrigo Pacheco (PSD) ficaram com 0%. Quanto aos brancos e nulos, 9% das pessoas registrou sua intenção e 5% disse que não sabia ou não respondeu em quem votaria.

No segundo cenário proposto, com menos candidatos, Lula apareceu com 49% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 22%. Sergio Moro teve 8%, Ciro Gomes, 5% e João Doria 3%. A porcentagem para brancos/nulos foi 9% e quem não soube/não respondeu foi de 3%.

A pesquisa foi realizada entre 9 e 13 de dezembro com 2.002 pessoas em 144 municípios brasileiros. Ela não pode ser comparada com levantamentos anteriores pela diferença dos candidatos apresentados e tem 95% de confiança. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou menos.

História presidente notícia eleição Bolsonaro Lula intenção de voto

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!