Rod Stewart em evento - Getty Images
Rod Stewart

Mais antiga gravação de Rod Stewart em estúdio será leiloada

O primeiro registro da lendária estrela do rock em um estúdio de gravação ainda existe e poderá ser arrematado em leilão

Wallacy Ferrari Publicado em 14/02/2023, às 17h40

A fita contendo a primeira gravação de Rod Stewart em um estúdio, datada de 1964 e enviada como uma gravação de audição para a gravadora Decca Records, será leiloada pelo ex-empresário do astro do rock, Jonathan Rowlands, como divulgou nesta terça-feira, 14.

Realizada no estúdio do porão do engenheiro de som Pepe Rush em Londres, a fita demo tem sete canções cantadas pelo jovem Stewart, que na época tinha 19 anos e já apresentava algumas composições. O item ficou com o empresário como uma prova do contrato, registrada de maneira analógica no padrão 15IPS.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, no entanto, a compra do item pelo maior valor não permitirá que o material seja disponibilizado em venda comercial, dando direito apenas a posse do item de colecionador, sem direitos de propriedade intelectual, visto que tratam-se das primeiras composições do músico registradas em áudio.

História da fita

Rowlands acrescentou, em nota da leiloaria Cheffins, que acompanhou o cantor pelos nove primeiros anos da trajetória profissional, acrescentando que notava ter "algo especial" desde quando o descobriu: “Ele tinha aquela qualidade absoluta de estrela que compartilha com nomes como Tom Jones e Elton John, o que permitiu que eles permanecessem relevantes na indústria da música mesmo depois de todos esses anos”.

Música Leilão gravação antigo rod stewart estúdio

Leia também

Meghan e Harry comemoram aniversário de príncipe Archie com festa íntima


Após 2.300 anos, banheiro de Alexandre, o Grande, é descoberto na Grécia


Exibição em São Paulo exibe pintura de Lasar Segall tida como 'degenerada' por Hitler


‘Let It Be’: Clássico dos Beatles ganha novo clipe após estreia de documentário


Suposta Martha de 'Bebê Rena' taxa Richard Gadd de psicopata e misógino


Revista usa IA para imaginar a família real britânica em 30 anos, veja!