O governador Tarcísio de Freitas - Wikimedia Commons/Governo do Estado de São Paulo
Material didático

Material didático do governo Tarcísio diz que D. Pedro II assinou a Lei Áurea

Especialistas encontraram erros em todas as disciplinas e em todos os níveis de ensino

Giovanna Gomes Publicado em 01/09/2023, às 11h36

O conteúdo didático produzido pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e distribuído nas escolas estaduais de São Paulo apresenta uma série informações incorretas, incluindo a afirmação de que a Lei Áurea, de 1988, foi assinada por dom Pedro II e a alegação de que a cidade de São Paulo possui praias.

Esse material, elaborado por uma equipe da Secretaria de Educação sob a liderança de Renato Feder, começou a ser distribuído às escolas em abril deste ano, alcançando mais de 3 milhões de alunos.

Anteriormente, Renato Feder havia anunciado que não receberia mais livros didáticos do governo federal, a fim de que os professores tivessem apenas o material didático de sua própria pasta como opção. Contudo, diante da intensa reação negativa, o governo recuou dessa decisão. Ao UOL, a pasta admitiu os erros e se comprometeu a corrigir as lições.

De acordo com a Folha de S.Paulo, a informação incorreta sobre a abolição da escravidão está presente no material de história destinado aos alunos do 8º ano do ensino fundamental. Além disso, a alegação de que a cidade de São Paulo possui praias também faz parte do conteúdo de história.

Erros diversos

Também é importante destacar que diversos especialistas de diferentes áreas identificaram uma série de erros gramaticais, conceituais e metodológicos, os quais foram encontrados em todas as disciplinas e em todos os níveis de ensino.

São Paulo notícias erros praia Pedro II material didático Tarcísio

Leia também

Martha em 'Bebê Rena' aponta que papel causou desgaste emocional: 'Dias pesados'


Coreia do Sul proíbe vídeo que tratava Kim Jong-Un como "grande líder"


Pânico na infância: Homem viraliza ao revelar quem era ‘fantasma’ visto por irmão


Egípcios acusados por um dos naufrágios mais mortais do Mediterrâneo são inocentados


De fotos em preto e branco a roupas retrô: casal decide viver como nos anos 1940


Enterro de ‘prefeito’ neolítico de 6,8 mil anos é descoberto na Alemanha