Imagem ilustrativa - Getty Images
Europa

Medicamento contra coronavírus é aprovado no Reino Unido

O segundo remédio aprovado na nação usa anticorpos monoclonais de longa duração

Paola Orlovas, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 02/12/2021, às 15h00

Nesta quinta-feira, 2, a agência responsável por medicamentos do Reino Unido, MHRA, anunciou a aprovação de um novo tratamento contra coronavírus desenvolvido pela GlaxoSmithKline (GSK). As informações são do portal de notícias G1.

O medicamento seria feito à base de anticorpos monoclonais de longa duração, e o laboratório diz que o remédio poderia até mesmo atuar contra a nova variante da Covid-19, a Ômicron, encontrada pela primeira vez na África do Sul.

A MHRA afirmou, em comunicado, que o remédio para o tratamento, que leva o nome de sotrovimab, é "seguro e eficaz para reduzir os riscos de hospitalização e de morte nas pessoas com Covid-19 de leve a moderada e com risco grave de desenvolver uma forma severa da doença.”

O tratamento com o medicamento, que foi desenvolvido em parceria com um laboratório estadunidense chamado Vir Biotechnology, é recomendado para pessoas que apresentem sintomas moderados ou leves e podem vir a desenvolver uma doença mais grave. A MHRA recomendou que o uso fosse feito a partir do quinto dia de sintomas.

O sotrovimab é o segundo tratamento por comprimidos contra o coronavírus aprovado pelo Reino Unido, vindo depois do molnupiravir, que foi desenvolvido pelo laboratório americano Merck Sharp and Dohme.

Europa Reino Unido remédio tratamento coronavírus covid-19 comprimido

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada