Paulo Guedes, ministro da Economia - Getty Images
Brasil

Ministro da Economia diz que classe média exagera no prato e que sobras poderiam 'alimentar pobres'

"Fazemos almoços onde às vezes há uma sobra enorme", disse Paulo Guedes durante o Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento na última quinta, 17

Giovanna Gomes, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 19/06/2021, às 14h25

O ministro da Economia Paulo Guedes sugeriu na última quinta-feira, 17, que sobras de restaurantes sejam entregues a mendigos e pessoas que passem por dificuldades com a alimentação. Segundo a Folha, a fala se deu durante o Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento, promovido pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

Na ocasião, Guedes afirmou que “o prato de um [membro de] classe média europeu, que já enfrentou duas guerras mundiais, são pratos relativamente pequenos. E os nossos aqui, nós fazemos almoços onde às vezes há uma sobra enorme. Isso vai até o final, que é a refeição da classe média alta, até lá há excessos”

Em seguida, apresentou a seguinte sugestão para a fome no país: "Toda aquela alimentação que não for utilizada durante aquele dia no restaurante, aquilo dá para alimentar pessoas fragilizadas, mendigos, desamparados. É muito melhor do que deixar estragar essa comida toda”.

Em nota, a Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital) criticou a fala de do ministro, dizendo que o mesmo demonstra "desconhecimento do funcionamento de seu próprio país" e cobrando 'políticas sérias' e que sejam efetivas contra as desigualdades.

"Guedes novamente se posiciona de forma elitista ao falar que os brasileiros de classe média comem demais e as sobras de alimentos deveriam ser utilizadas para mitigar o problema da fome", diz o texto divulgado.

Brasil economia pobres fome Ministro restaurantes Guedes classe média

Leia também

Influencer dos EUA descobre Machado de Assis e viraliza: 'Nada vai se comparar a isso'


Após sair da prisão, assassina de Daniella Perez estudou na mesma faculdade da vítima


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Helicóptero que levava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofre acidente


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais