Fotografia da Lua - Wikimedia Commons/Gregory H. Revera
Espaço

Missão espacial lunar da China possui ambições inéditas

As próximas expedições lunares da China pretendem fazer o que nenhum outro país fez, como instalar uma estação espacial orbital

Redação Publicado em 05/10/2023, às 15h24

O programa espacial da China estabeleceu metas ambiciosas para o próximo ano. Segundo as autoridades estatais, sua próxima missão lunar almeja trazer para a Terra as primeiras amostras do solo do lado oculto do satélite. Além disso, Pequim também planeja enviar astronautas a Lua e construir uma estação internacional de pesquisa. 

Segundo a Administração Espacial Nacional da China (CNSA), os preparativos para a missão Chang’e-6 estão progredindo conforme o planejado. Em um comunicado da última semana, o órgão acrescentou que o satélite retransmissor que acompanhará a expedição será fixado no primeiro semestre de 2024.

Na última segunda-feira, 2, a CNSA também pediu incentivo a outras nações para a expedição lunar não tripulada e adiantou sua missão Chang’e-8, prevista para 2028, em meio ao Congresso Astronáutico Internacional, sediado em Baku, no Azerbaijão.

Conforme repercutido pela CNN Brasil, a missão chinesa de 2028 irá acolher projetos de outros países e organizações, como estipulado por um documento divulgado no portal da CNSA. Isto significa que a China e seus parceiros internacionais poderão trabalhar juntos no lançamento de naves e nas operações realizadas em órbita, além de explorar conjuntamente a superfície lunar

Ambições

A espaçonave da missão Chang’e-8 foi planejada para suportar 200 quilogramas de materiais científicos estrangeiros, permitindo que seus parceiros internacionais “peguem carona” na missão e conduzam suas próprias pesquisas, segundo a mídia estatal chinesa.

O governo chinês pretende que suas próximas expedições facilitem a construção de uma estação de pesquisa internacional permanente no polo sul da Lua até 2040. Lembrando que este projeto é essencial para a realização das ambições de Pequim, que busca se tornar uma grande potência espacial.

China lua pesquisa Expedição missão espacial

Leia também

Planos de motociclistas para assassinar Mick Jagger são revelados em série


Operação da PF retira 2 mil armas de aeroporto alagado no Rio Grande do Sul


Nostradamus previu enchentes para 2024: "Haverá grandes inundações que serão vistas"


Segundo estudo, mudança climática tornou chuvas no RS mais intensas


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alabama marca execução com gás nitrogênio de condenado que sobreviveu à execução