Optimus tem sua apresentação prevista para 30 de setembro - Reprodução/YouTube/CNET Highlights / Getty Images
Tesla

Optimus: Elon Musk anuncia que robô humanoide da Tesla ficará pronto até setembro

O robô foi projetado para realizar funções perigosas aos seres humanos

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 27/06/2022, às 16h30

A Tesla, empresa automotiva de Elon Musk, já possui data de lançamento para 'Optimus', novo robô humanoide projetado para realizar funções repetitivas ou perigosas no lugar dos humanos.

De acordo com a empresa em entrevista online para o Fórum Econômico do Qatar e em um tweet, a previsão para a apresentação do novo Tesla-bot é dia 30 de setembro, dia da Inteligência Artificial da Tesla.

O robô, que havia sido anunciado ano passado por Musk, terá cerca de 1,72 m de altura, 68 kg e executará, a princípio, funções como prender parafusos a carros com uma chave inglesa ou fazer compras no supermercado. Além disso, ele é capaz de andar a até 8 km por hora e poderá suportar levantar até o próprio peso, de acordo com o portal Tilt do UOL.

Optimus, como foi chamado o novo robô humanoide da empresa, terá ainda uma aparência semelhante à do robô NS5, da ficção científica 'Eu, Robô' — dirigido por Alex Proyas e lançado em 2004, inspirado no livro homônimo de Isaac Asimov.

Ele contará com uma câmera acoplada na frente da 'cabeça', e seu sistema será alimentado pelo computador Full Self-Driving, da Tesla; e poderá reconhecer objetos reais por meio de sensores personalizados por todo o corpo.

No futuro, o trabalho físico será uma escolha", declarou o empresário no dia da Inteligência Artificial da Tesla do ano passado. "Estamos configurando [Optimus] para que, num nível mecânico, num nível físico, você possa fugir dele e provavelmente dominá-lo", acrescentou, para tranquilizar aos que são receosos com a inovação.

Eu, Robô (2004)

Confira a sinopse e o trailer da ficção científica de 2004, em que robôs realizam serviços perigosos aos humanos e acabam se rebelando:

Em 2035, é comum robôs serem usados como empregados e assistentes dos humanos. Para manter a ordem , esses robôs possuem um código de programação que impede a violência contra humanos, a Lei dos Robóticos. Quando Dr. Miles aparece morto e o principal suspeito é justamente um robô, acredita-se na possibilidade de que os robôs tenham encontrado um meio de desativar a Lei dos Robóticos."
notícias tecnologia ficção científica robô Elon Musk Tesla inovações Eu, Robô

Leia também

Influencer dos EUA descobre Machado de Assis e viraliza: 'Nada vai se comparar a isso'


Após sair da prisão, assassina de Daniella Perez estudou na mesma faculdade da vítima


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Helicóptero que levava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofre acidente


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais