Papa Francisco - Wikimedia Commons/Tomaz Silva/Agência Brasil
Vaticano

Papa Francisco endurece regras contra o abuso sexual na Igreja

O pontífice divulgou nesta terça-feira, 1, uma nova revisão da lei da Igreja Católica, a qual amplia regras contra o abuso

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 01/06/2021, às 11h29

Nesta terça-feira, 1, o papa Francisco anunciou uma nova revisão da lei da Igreja Católica, a qual está sendo considerada a mais abrangente em quatro décadas.

Segundo repercutiu o UOL, a atualização endurece regulamentos para religiosos que praticam crimes como abuso contra menores e adultos vulneráveis ou fraudes.

A revisão envolve toda a seção seis do Código de Direito Canônico da Igreja, o qual é composto por sete livros com cerca de 1.740 artigos ao togo.

A nova seção possui 80 artigos sobre crime e castigo e apresenta novas categorias, além de mudanças no trato de clérigos que cometam tais delitos.

Segundo o monsenhor Filippo Iannone, chefe do departamento do Vaticano que supervisionou o projeto, havia "um clima de desleixo excessivo na interpretação da lei penal" e, muitas vezes, a misericórdia foi posta à frente da justiça. Agora, o abuso sexual de menores está sob uma nova seção intitulada "Delitos Contra a Vida, a Dignidade e a Liberdade Humanas", antes chamada "Crimes Contra Obrigações Especiais".

A seção foi ampliada com o objetivo de incluir crimes que antes não eram previstos na lei, como "cultivar" menores de idade ou adultos vulneráveis para abusos sexuais, além do armazenamento de pornografia infantil.

Igreja Papa Francisco regras abuso endurece amplia

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!