Ilustração de neandertais - Getty Images
Arqueologia

Pesquisadores descobrem relação inusitada entre neandertais e humanos modernos

O estudo analisa vestígios antigos de DNA e revela a presença de microrganismos que perduram até hoje. Confira!

Penélope Coelho Publicado em 07/02/2021, às 07h00

De acordo com informações publicadas na última sexta-feira, 5, pela Revista Galileu, pesquisadores italianos analisaram amostras de DNA de antigos de sedimentos fecais de neandertais e realizaram uma descoberta curiosa.

Com a análise feita a partir de vestígios retirados do sítio arqueológico de El Salt, na Espanha — local conhecido por abrigar uma grande população de neandertais — os pesquisadores compararam dados intestinais do ser humano moderno com os microrganismos que foram encontrados nas amostras de 50 mil anos e descobriram uma surpreendente relação.

Os estudiosos Universidade de Bolonha, na Itália, encontraram uma espécie de ‘elo’ entre os povos neandertais e os seres humanos modernos. Trata-se de uma série de bactérias intestinais benéficas — que continuam circulando no organismo até hoje.

Uma dessas bactérias benéficas é chamada de ‘Bifidobacterium’, ela cumpre um papel de suma importância para regular o sistema imunológico do homem moderno, principalmente durante a primeira infância.

Para os especialistas, as novas conclusões ajudam a compreender o funcionamento e a importância dos microrganismos no corpo humano e como esses elementos se comportam.

“Esses resultados nos permitem entender quais componentes da microbiota intestinal humana são essenciais para a nossa saúde, pois são elementos integrantes da nossa biologia também do ponto de vista evolutivo”, diz em nota, o professor e coordenador do estudo, Marco Candela.

notícias pesquisa estudo neandertais bactérias. ser humano

Leia também

Influencer dos EUA descobre Machado de Assis e viraliza: 'Nada vai se comparar a isso'


Após sair da prisão, assassina de Daniella Perez estudou na mesma faculdade da vítima


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Helicóptero que levava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofre acidente


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais