Foto da cidade de Lübeck - Getty Images
Europa

Polícia alemã fecha centro de vacinação clandestino contra Covid-19

Empresário e médico aplicou “vacina” de fabricação própria em dezenas de pessoas

Paola Orlovas, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 30/11/2021, às 14h53

Um centro de vacinação falso e clandestino dentro do aeroporto da cidade de Lübeck foi fechado pela polícia da Alemanha.

Segundo a imprensa alemã, o empresário e médico Winfried Stöcker havia começado a manusear uma vacina de fabricação própria no último sábado, 27, sem ter aprovação de órgãos sanitários oficiais.

A polícia disse que cerca de 50 pessoas já haviam recebido doses, e mais de 200 pessoas esperavam na fila quando o órgão interrompeu a operação do empresário.

O material utilizado para a injeção das vacinas, como os líquidos e seringas, foi apreendido junto com uma lista de nomes dos vacinados e dados pessoais das vítimas presentes no local.

Winfried Stöcker já estava nos olhos da imprensa alemã desde março de 2021, quando afirmou, em uma entrevista para a revista Der Spiegel, ter criado uma vacina bem-sucedida contra covid-19 após testar ela em si mesmo e outros 100 voluntários, segundo ele, ela era "97% eficaz". As informações são da Deutsche Welle.

Fundador da empresa de diagnósticos médicos Euroimmun e dono do aeroporto da cidade de Lübeck, Winfried Stöcker, que não podia testar a sua vacina em voluntários, agora é alvo de uma investigação criminal por aplicação ilegal de uma vacina não autorizada, já que fazer uma campanha de vacinação não licenciada é considerada crime no país.

Alemanha Europa vacina empresário coronavírus covid-19 vacinação Lübeck

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada