Obra Mona Lisa, de Leonardo da Vinci - Domínio público
Mona Lisa

Ponte que aparece em quadro da Mona Lisa é identificada por pesquisador italiano

O pesquisador identificou a curiosa ponte localizada no cenário de uma das maiores pinturas da história

Redação Publicado em 03/05/2023, às 20h02 - Atualizado em 06/05/2023, às 13h00

Um pesquisador italiano acredita ter identificado a ponte que aparece na famosa pintura "Mona Lisa", de Leonardo da Vinci. Segundo ele, a ponte em questão é a Ponte Romito, na cidade de Arezzo, na região italiana da Emília-Romanha.

A teoria é defendida por Silvano Vinceti, presidente do Comitê Nacional para a Promoção e a Salvaguarda do Patrimônio Histórico e Cultural da Itália. Segundo ele, a paisagem que aparece ao fundo da pintura é muito semelhante à vista da cidade de Arezzo.

Em entrevista à imprensa italiana, Vinceti disse que a ideia surgiu durante uma pesquisa sobre as origens da pintura. Ele comparou as paisagens vistas na obra com as da região de Arezzo e identificou semelhanças com a Ponte Romito.

Anteriormente, muitos pesquisadores acreditavam que se tratava da ponte de Buriano, também localizada em Arezzo, ou a ponte de Bobbio, em Piacenza. As informações foram repercutidas pela ANSA.

No entanto, a ponte Romito tinha quatro arcadas e era apoiada em duas falésias, muito semelhante ao que mostra a pintura. Além disso, também englobava um atalho que possibilitava encurtar o trajeto entre Arezzo e Florença.

"Economizar tempo permitia a Leonardo estudar mais. As pontes de Bobbio e Buriano, por sua vez, têm mais de seis arcadas e se apoiam em terrenos planos", disse o historiador.

No começo do século 16, a ponte funcionava perfeitamente, diferente de hoje, que apenas um arco resistiu. Também era bastante frequentada. Na época, o artista se encontrava no Vale do Rio Arno, que faz cruzamento com a Toscana, inicialmente trabalhando para César Borgia, e, em seguida, para Pier Soderini, governante da República de Florença.

Para comprovar o que foi levantado, Vinceti contou com registros de drones, uma versão virtual da ponte e documentos importantes, pois, mostram que o artista passava bastante tempo em Fiesole, localizada nas colinas que estão acima de Florença.

Pintura misteriosa

A identificação da ponte que aparece na "Mona Lisa" pode ajudar a esclarecer alguns mistérios sobre a pintura, que é uma das obras de arte mais famosas e estudadas do mundo. Acredita-se que a obra tenha sido pintada entre 1503 e 1506 e retrate Lisa Gherardini, esposa de um comerciante florentino.

A pintura, que está em exibição no Museu do Louvre, em Paris, também é famosa por seu enigmático sorriso e pelos diversos mistérios que a cercam, como a identidade da modelo e o significado da paisagem ao fundo.


Errata: A reportagem errou ao alegar que a ponte foi construída no século 17.

pintura quadro obra Mona Lisa ponte pesquisador

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro