Pote de barro encontrado em Cardiff, no País de Gales - Divulgação/Vivian Paul Thomas
País de Gales

Primeira casa de cidade no País de Gales é revelada: ‘Pistas sobre origens de Cardiff’

Mais lidas: Descoberta “lindamente decorada e preservada” lança luz sobre os primeiros habitantes da cidade

Redação Publicado em 14/07/2022, às 10h42 - Atualizado em 17/07/2022, às 11h00

Arqueólogos descobriram o que pode ser a primeira casa da cidade de Cardiff, no País de Gales, durante uma escavação realizada no Parque Trelai, fornecendo informações sobre os primeiros habitantes da região.

Um pote de barro que é estimado em cerca de 3 mil anos foi desenterrado por voluntários e pesquisadores do Projeto Patrimonial Caerau and Ely Rediscovering (CAER) em meio a uma busca pelo elo perdido entre o final da Idade do Ferro e o começo do período romano.

Para o co-diretor do projeto, David Wyatt, o que eles descobriram acabou sendo “muito mais notável” e pode ajudá-lo a entender as origens da cidade. “É um desenvolvimento incrível e lança luz sobre os primeiros habitantes de Cardiff", disse.

Este é um exemplo muito bem preservado de cerâmica da Idade do Bronze e um achado significativo para o registro arqueológico da região. É uma grande oportunidade para aprendermos mais sobre a vida das pessoas que vivem no touro há cerca de 3 mil anos”, explicou o arqueólogo Tom Hicks, envolvido nas escavações.

Uma análise científica deve ser realizada em breve no pote de barro para que seja possível compreender como o artefato foi usado, além de para que ele servia e onde ele foi feito.

Descoberta notável

Estamos muito satisfeitos por estar envolvidos neste emocionante projeto arqueológico, nossos alunos adoraram aprender sobre a história que está a poucos passos de sua escola", disse o diretor da Cardiff West Community High School, Martin Hullard.

Ele acrescentou: "Este recinto pode estar nos fornecendo as primeiras pistas sobre as origens de Cardiff, o pote que foi encontrado está lindamente decorado e preservado — é extremamente raro encontrar cerâmica dessa qualidade.

História Reino Unido arqueologia cidade escavação notícia País de Gales Cardiff

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!