Imagem do lançamento de um foguete Soyuz-2 que aconteceu no ano passado - Divulgação
Austrália

Resto de foguete russo causa bola de fogo no céu australiano

Satélite foi lançado na última sexta-feira, 22, e faz parte de programa preventivo contra possíveis ataques de mísseis. Confira as impressionantes imagens!

Fabio Previdelli Publicado em 26/05/2020, às 14h13

Na última sexta-feira, 22, o foguete russo Soyuz-2 foi lançado com o objetivo de lançar um satélite militar até a órbita do planeta. A missão aconteceu com sucesso, mas uma peça da terceira entre as quatro partes do voo causou um cenário inusitado no céu.

Isso porque, a previsão de que o terceiro estágio do foguete reentrasse na atmosfera terrestre na região perto do sudoeste australiano — com os detritos sobreviventes caindo no Oceano Pacífico — se confirmou, e o feito pôde ser visto por alguns moradores próximos.

Entretanto, os mais desavisados se assustaram ao ver uma bola flamejante cortando o céu do centro de Vitória e no norte da Tasmânia, o que fez muitas pessoas pensarem se tratar de um asteroide ou uma rocha entrando em nossa atmosfera.

EPIC!! Check out this incredible vision captured by Mel Aldridge not long ago at Cashmore near Portland! We're getting plenty of reports. @abcmelbourne pic.twitter.com/1KuldCy6OJ

— Vic Storm Chasers (@VicStormChasers) May 22, 2020

Mas o professor de astrofísica da Universidade do Sul de Queensland, Jonti Horner, em entrevista à Australian Broadcasting Corporation, tratou de esclarecer a confusão. “A velocidade lenta [do objeto], de cerca de seis quilômetros por segundo, é um sinal muito revelador de que se trata de lixo espacial". Segundo o especialista, outros corpos que atingem nossa atmosfera são muito mais rápidos que o objeto que foi visto na Austrália.

O Soyuz-2 faz parte do projeto EKS OiBU, que tem levado satélites ao espaço com o intuito de criar uma rede interligada que possa avisar alertar os russos sobre possíveis ataques de mísseis contra o país.

Confira mais imagens:

Resto do foguete russo cortando o céu australiano / Crédito: Divulgação

 

Rastro do foguete russo / Crédito: Divulgação

 

Rússia Austrália notícia céu bola de fogo lixo espavial Soyuz-2

Leia também

Há 64 anos, Adolf Eichmann era capturado pela Mossad na Argentina


"Percebemos que foi um erro", diz criador de Os Simpsons sobre episódio polêmico


Mistério sobre Mona Lisa de Leonardo da Vinci é revelado por geóloga


Após 2.300 anos, banheiro de Alexandre, o Grande, é descoberto na Grécia


Nostradamus previu enchentes para 2024: "Haverá grandes inundações que serão vistas"


Rosto de múmia de mulher egípcia é reconstruído em 3D