Rover Perseverance em missão em Marte - Divulgação/NASA
Marte

Rover da NASA é danificado por forte tempestade em Marte

O Robô responsável por explorar Marte foi atingido por uma forte tempestade de areia ou seixos de rochas

Luisa Alves, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 04/07/2022, às 15h22

Uma forte rajada de vento composta por grãos de areia ou seixos de rochas atingiu Perseverance, rover que está explorando Marte desde fevereiro de 2021. A tempestade de areia danificou seu instrumento responsável, justamente, pela medição da velocidade e direção dos ventos. 

Perseverance está localizado na cratera de Jezero, aonde segundo o Science Advances, chegou a registrar ventos com velocidade superiores a 50Km/h. O rover chega a enfrentar pelo menos quatro redemoinhos de poeira em dias "comuns".

A NASA divulgou em junho, que o rover enfrenta os ventos mais intensos já registrados em Marte. As fortes rajadas de vento no planeta variam entre 16 Km/h a 32 Km/h, já que a sua atmosfera é mais fina se comparada a da Terra. 

A cratera de Jezero está em uma "trilha de tempestade de poeira" que corre do norte ao sul do planeta, além de apresentar uma maior rugosidade que facilita o levantamento de poeira pelo vento, segundo o GizModo Brasil. 

Instrumento meterológico danificado

Segundo o site Space, o MEDA (“Mars Environmental Dynamics Analyzer”, "Analisador de dinâmica Ambiental de Marte", em tradução livre), teve um de seus sensores responsável por medir a umidade, radiação e temperatura do ar na superfície do planeta, danificado.

Divulgação/NASA

 

Como apontado pelo site, esse sensor não foi completamente comprometido, tendo apenas sua sensibilidade reduzida. Por ficar vulnerável, esse instrumento é revestido por uma proteção adicional, já que deve ficar exposto para medir o vento corretamente. 

Nasa Marte astronomia rover Planeta Vermelho Perseverance

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada