Garimpeiros estariam sendo vacinados - Getty Images
Brasil

Segundo líder Yanomami, garimpeiros estariam sendo vacinados contra a Covid-19 em troca de ouro

Servidores do Ministério da Saúde que atuam em Roraima estariam desviando imunizantes destinados aos indígenas

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 14/04/2021, às 09h46

Um documento divulgado pela Hutukura Associação Yanomami nesta terça-feira, 13, denunciou um possível esquema de desvio de vacinas envolvendo servidores da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Assinado pelo vice-presidente da associação, Dário Kopenawa, o documento indica que ao menos duas pessoas seriam responsáveis pelo crime, conforme noticiou o G1.

Kopenawa afirmou em uma denúncia à Sesai e ao Ministério Público Federal (MPF) realizada no último dia 8 que uma técnica em enfermagem, que trabalhava no polo base Humuxi, estaria praticando o desvio não apenas de imunizantes, mas também de gasolina e também de um gerador de energia para os garimpeiros em troca de ouro.

Já a outra suspeita é uma servidora que atua na região do Uxiu. O vice-diretor da organização indígena afirmou ainda que o caso foi relatado por uma liderança indígena.

A denúncia 

“Essas informações são verdadeiras, passadas pelas lideranças desses locais. Nessas regiões é bem comum a troca de materiais por ouro, como remédios, e infelizmente, às vezes esses profissionais acabam se deixando levar”, disse Kopenawa.

"É comum a queixa por parte dos Yanomami de que o materiais e medicamentos destinados à saúde indígena estão sendo desviados para atendimento aos garimpeiros," diz um trecho do ofício encaminhado ao MPF e à Sesai. 

O documento também relembra que já havia queixas do declínio no estado de saúde da comunidade. 

"Em julho de 2020, já havia sido encaminhado aos órgãos aqui endereçados o depoimento de uma Yanomami da comunidade de Kayanau queixando-se da piora no estado da saúde em sua comunidade e mencionando o desvio de medicamentos por um funcionário do DSEI-Y que atendia no polo base local," prossegue o documento.

Indígenas ouro garimpeiros Yanomami vacinas desvio servidores

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!