Fotografia de foguete sendo montado na SpaceX - Getty Images
Elon Musk

SpaceX, empresa de Elon Musk, é multada por 'quase amputação' de funcionário

Multa foi aplicada neste mês após um acidente em instalação da SpaceX em Washington, que levou a uma "quase amputação" de trabalhador

Éric Moreira Publicado em 14/02/2024, às 08h58 - Atualizado às 09h04

Recentemente, a SpaceX — fabricante de sistemas aeroespaciais e foguetes do polêmico empresário Elon Musk — foi multada em um valor de US$ 3.600 (o que vale pouco menos de R$ 18 mil, na cotação atual) após um acidente em instalações de Washington. Segundo o processo, o evento levou à "quase amputação" de um trabalhador.

+ Foguete da SpaceX explodiu 4 minutos após lançamento nesta quinta

Vale mencionar que no mês passado uma investigação da Reuters indicou que a empresa de Musk desconsiderava uma série de normas de segurança de trabalho e de práticas padrão em instalações de todo o país. Foram documentados pelo menos 600 ferimentos de trabalhadores da SpaceX, ocorridos desde 2014, que não haviam sido relatados.

A multa ocorreu depois que inspetores do Departamento de Trabalho e Indústrias de Washington descobriram, durante uma visita nas instalações de Redmond, Washington, em dezembro, novas violações de segurança. No caso, a visita foi motivada por uma série de reclamações de trabalhadores do local.

De acordo com o UOL, os inspetores pontuaram que a unidade não tinha um "programa de segurança completo", nem comunicação adequada das regras de trabalho e sequer um sistema para "corrigir violações". No caso, a "quase amputação" mencionada no processo jurídico ocorreu após um rolo de material cair e esmagar o pé de um trabalhador — que não era obrigado a usar um sapato com biqueira de aço, mesmo que o peso dos rolos tivessem aumentado de 36kg para 136kg.

Ainda assim, gerentes da SpaceX alegaram que o caso se tratava de um incidente isolado, que o problema havia sido corrigido e que ainda podem recorrer da decisão.

+ Carro da Tesla perde o controle e gera 2 mortes na China

Segurança x produtividade

Um trabalhador do mesmo local em que o acidente foi registrado alegou aos inspetores que "a segurança pode ser negligenciada", pois "a meta da empresa é produzir o máximo possível em um curto espaço de tempo".

Já o funcionário que se feriu acrescentou ao processo que a máquina onde os rolos eram carregados "havia sido deliberadamente configurada de forma incorreta com o objetivo de aumentar a taxa de produção durante a fase de carregamento do material."

Estados Unidos Mundo notícias processo empresa Segurança Elon Musk multa SpaceX

Leia também

Relembre as cartas da Segunda Guerra encontradas em hotel


Mulher que morava em placa de supermercado é descoberta por funcionários nos EUA


Nostradamus previu enchentes para 2024: "Haverá grandes inundações que serão vistas"


Rosto de múmia de mulher egípcia é reconstruído em 3D


Tempestade solar causa aurora boreal na Europa e América do Sul, entenda!


Órgão já alertava sobre risco de tragédia por chuvas em Porto Alegre desde 2023