O ex-quarterback Colin Kaepernick e o rapper Eminem - Getty Images
Esportes

Super Bowl: Eminem quebra regras e repete gesto antirracista de Kepernick

Rapper se ajoelhou durante apresentação; ato protagonizado, anteriormente, por Colin Kaepernick, se tornou símbolo do movimento BLM

Fabio Previdelli Publicado em 14/02/2022, às 14h06

Durante apresentação do Half-Time Show do Super Bowl, o rapper Eminem desobedeceu uma ordem da National Football League (NFL) e se ajoelhou no meio de seu show. O gesto é visto como um ato antirracista. 

Conforme aponta o portal Puck News, a NFL havia rejeitado o pedido do rapper para reproduzir o gesto durante sua apresentação, que aconteceu durante o tradicional intervalo da partida que teve o Los Angeles Rams e o Cincinnati Bengals como finalistas — a equipe da Califórnia acabou se sagrando campeã.

O ato de Eminem acabou pegando muitos de surpresa, visto que, durante a semana, durante uma entrevista coletiva, o rapper Dr. Dre, que também se apresentou, havia dito que os artistas não se envolveriam em nenhum tipo de polêmica durante o show.

Eminem taking a knee for Kaepernick? pic.twitter.com/T4p3vOHBUC

— The Recount (@therecount) February 14, 2022

Na ocasião, Dre até mesmo citou o ocorrido com a cantora Janet Jackson, que teve seu mamilo exposto por Justin Timberlake no Super Bowl de 2004, para falar sobre o assunto. Em tom descontraído, segundo aponta o UOL, o cantor afirmou que havia convencido Eminem a não mostrar seu pênis durante a apresentação. 

O gesto eternizado por Kaepernick 

No dia 26 de agosto de 2016, o ex-quarterback Colin Kaepernick se ajoelhou durante a execução do hino nacional americano na partida entre seu time, o San Francisco 49er, e o Green Bay Packers, em um jogo válido pela pré-temporada da NFL.

Na ocasião, Colin protestava contra a violência policial sobre a população negra dos EUA. “Não vou me levantar e mostrar orgulho pela bandeira de um país que oprime o povo negro e as pessoas de cor”.

Embora Colin tenha servido de estopim para a onda de protestos do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, em tradução livre), grande parte dos dirigentes e dos torcedores não gostaram do gesto, entendendo que o quarterback havia sido antipatriota e desrespeitado o hino nacional.  

Colin Kaepernick protestando durante partida da NFL/ Crédito: Getty Images

 

Kaepernick acabou sendo boicotado pela liga e nunca mais jogou uma partida oficial após a polêmica. Em 2016, o atleta encabeçou uma campanha da Nike que apoiava o movimento negro. “Acredite em algo. Mesmo se isso significa sacrificar tudo”, dizia o slogan. Aposentado, Colin Kaepernick se tornou um importante personagem da luta antirracista não só no esporte, mas em todo o país. 

esporte notícias Super Bowl futebol americano halftime show NFL Eminem Colin Kepernick gesto antirracista

Leia também

Problema musical: Antigo texto revela detalhes sobre a última noite de Platão


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Arqueólogos desvendam origem da 'Excalibur' encontrada na Espanha


Tumba luxuosa de 2.200 anos encontrada na China pode pertencer a antigo rei


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada