Entrada da tumba de Newgrange, na Irlanda - Divulgação
Arqueologia

Tumbas de 5 mil anos sugerem a prática de incesto entre elite irlandesa

Novas pesquisas genéticas indicaram não apenas DNAs consanguíneos, como também revelaram o primeiro caso de uma condição genética singular

Pamela Malva Publicado em 17/06/2020, às 14h30

Geneticistas e arqueólogos do Trinity College, em Dublin, na Irlanda, uniram forças para analisar o material genético presente em diversas tumbas do período neolítico. A partir dos genomas, descobriram uma possível prática incestuosa entre os membros da elite irlandesa da época.

Datadas de 5 mil anos atrás, as tumbas analisadas continham DNAs de diversos indivíduos influentes da época. Um deles, um homem encontrado em Newgrange, apresentava evidencias de consanguinidade.

Segundo Lara Cassidy, geneticista e principal autora do estudo, as análises confirmaram que os pais do individuo “eram parentes de primeiro grau”. Para os cientistas, a nova pesquisa representa uma descoberta inesperada e sem quaisquer precedentes.

Publicado na revista Nature, o artigo dos especialistas ainda pontua que a prática do incesto era provavelmente utilizada para distinguir a elite do resto da sociedade. Assim, os membros ricos poderiam reforçar sua hierarquia e legitimar seu poder.

Além da consanguinidade incestuosa, a pesquisa ainda identificou genomas do primeiro caso já diagnosticado de Síndrome de Down da região. O DNA pertencia a um menino de Poulnabrone e foi encontrado na tumba mais antiga da ilha, datada de 5,5 mil anos atrás.

arqueologia Neolítico genética notícia Irlanda incesto

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada