Vereadora Marielle Franco - Divulgação
Personagem

Twitter e Facebook devem deletar postagens ofensivas a Marielle Franco, determina Justiça

Todas postagens com mensagens ofensivas a vereadora assassinada em 2018 devem ser removidas em até 24 horas

Giovanna Gomes Publicado em 17/11/2020, às 13h42

A 49ª Vara Cível do Rio de Janeiro determinou que todas as postagens de cunho ofensivo contra Marielle Franco, vereadora carioca assassinada em 2018, devem ser apagadas do Twitter e do Facebook. Acatando parcialmente um pedido da família de Marielle, o descumprimento da ordem pode ocasionar em uma multa de até 500 mil reais por dia.

A decisão foi necessária devido ao teor violento de muitas postagens, muitas apresentando, inclusive, montagens de usuários segurando a cabeça da vereadora.

Segundo a juíza Renata Gomes Casanova, responsável pela decisão, "tais manifestações revelam escarnecimento com o assassinato de um ser humano e constituem agressão à dor da família, em ato de verdadeiro bullying virtual.”

O Facebook declarou não ter sido notificado, mas afirmou que cumpre com as decisões da justiça. Já o Twitter decidiu não comentar sobre o caso.

O caso Marielle

Franco foi uma importante vereadora carioca que dedicou boa parte de sua vida à melhoria e à assistência a membros da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Nesta área, ganhou destaque acadêmico, por seu trabalho na área de sociologia, e político, na Câmara Legislativa. 

Muitos grupos a consideravam uma das figuras LGBT mais influente da política brasileira, sendo Marielle uma mulher negra bissexual e singular na esquerda brasileira, por seu trabalho com a corporação policial.

No dia 14 de maio de 2018, Marielle foi brutalmente assassinada com quatro tiros, junto ao seu motorista Anderson Pedro Gomes, num crime que chocou o país. Até agora, as investigações em relação ao assassinato não chegaram a uma conclusão. 

Facebook Twitter multa vereadora Marielle

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada