Teresa Cristina, Antônio, Isabel, Pedro II, Pedro Augusto, Luís, Gastão e Pedro de Alcântara - Domínio Público / Otto Hees
Família imperial brasileira

A vida da família imperial após a proclamação da República

Saiba o que aconteceu com a família de Pedro II com o fim do Império

Redação Publicado em 04/09/2021, às 10h00 - Atualizado em 13/11/2023, às 17h26

Após a proclamação da república no dia 17 de novembro de 1889, a família de D. Pedro II teve de deixar o Brasil e partiu em direção à Europa.

O ex-imperador não aceitou as pensões oferecidas pelo novo governo brasileiro e morreu dois anos depois, em um quarto de hotel em Paris. Sua esposa, a imperatriz Teresa Cristina, falecera pouco após o golpe, 21 dias depois de desembarcar em Portugal.

No exílio

Foi na França que princesa Isabel viveu junto ao marido, o conde D'Eu, e aos filhos durante o exílio.

D. Pedro II / Crédito: Domínio público / Mathew Brady

 

Na região da Normandia, Gastão comprou o Castelo D'Eu, que antes pertencia a seu primo. Os Orleans e Bragança puderam se manter na Europa em razão de uma pensão que o conde recebia por ser filho do duque de Némours e neto do rei Luís Filippe I, da França.

Conforme o historiador da Universidade de São Paulo, Carlos Rogerio Lima Júnior, escutado pela Folha, enquanto esteve fora, a filha de D. Pedro II manteve correspondência com apoiadores da monarquia no Brasil, mandando fotos que tirava na Europa.

Entretanto, Isabel não aceitou a proposta de enviar Pedro, seu filho mais velho, para tentar recuperar o trono durante uma onda de revoltas civis no Brasil que ocorreram por volta de 1893. 

D. Teresa Cristina / Crédito: Domínio público / Joaquim José Insley Pacheco

 

Renúncia

No ano de 1908, o filho mais velho de Isabel, Pedro, decidiu renunciar ao trono para se casar com a filha de um conde que não tinha título de nobreza, Elisabeth Dobrzensky de Dobrzenicz. Desta forma, a sucessão passaria ao segundo filho da princesa, Luís.

No ano anterior, Luís chegou a tentar voltar ao Brasil, mas foi impedido de desembarcar no país. Por meio de cartas ele questionou a decisão do governo, uma vez que, até então, não era ele o sucessor, e sim seu irmão.

No ano de 1918, o caçula da família, Antônio, morreu em um acidente aéreo quando defendia o Exército britânico na Primeira Guerra Mundial. Em 1920, a princesa perdeu também o seu filho do meio, que acabou contraindo uma grave doença em meio ao conflito e não resistiu.

Gastão de Orléans / Crédito: Domínio Público / Alberto Henschel

 

No mesmo ano, o então presidente brasileiro Epitácio Pessoa revogou o banimento à família imperial de modo que, em 1921, Pedro e Gastão voltaram ao Brasil, trazendo consigo os corpos de D. Pedro II e Teresa Cristina para que aqui fossem enterrados. Mais tarde, em novembro, morreria princesa Isabel, na França.

Após a morte da filha do antigo imperador, os descendentes desta retornaram ao país. Hoje, parte da família ainda segue na esperança de um dia voltar ao poder e recebe um imposto chamado laudêmio, uma taxa de 2,5% do valor de todo imóvel comprado no centro da cidade de Petrópolis que seria uma forma de compensação aos descendentes de D. Pedro.

império família imperial Isabel exílio Pedro II Teresa Cristina

Leia também

Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Na Alemanha, ‘túmulo de zumbi’ de mais de 4 mil anos é descoberto em escavação


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada