Carlos II por autor desconhecido - Wikimedia Commons
Personagem

5 casamentos incestuosos que garantiram a manutenção do poder

Do Egito a Roma Antiga: uniões entre parentes ocorreram em diferentes famílias nos mais diversos períodos da história

Giovanna Gomes Publicado em 15/11/2020, às 08h00 - Atualizado às 12h58

O incesto, considerada uma prática errada e, até mesmo condenável em diversas sociedades ao longo da história, sempre foi comum entre famílias da realeza.

Com o objetivo de preservar o poder nas mãos de uma mesma família, casamentos entre irmão e irmã, tio e sobrinha e até mesmo pai e filha chegavam a ser praticados nos regimes monárquicos.

Pensando nisso, o site Aventuras na História separou cinco casos de uniões incestuosas que ocorreram entre membros de famílias reais.

1. Princesa Nahienaena

Antes de ser anexado aos Estados Unidos, o Havaí era uma monarquia independente. Havia a tradição de que os membros da família real garantissem uma relação entre si. No século 19, a princesa Nahienaena cumpriu com a tradição e se uniu a seu irmão. No entanto, missionários cristãos, que já haviam chegado ao local, convenceram a população de que o incesto era uma prática errada e que deveria ser banida.

Nahienaena por Robert Dampier - Domínio Público

 

Dessa forma, Nahienaena desfez a união e casou-se novamente, dessa vez com um jovem de outra família. Porém, a princesa estava grávida e seu irmão jurava que era pai da criança. Infelizmente, o bebê acabou morrendo no parto, o que fez com que Nahienaena sofresse de depressão e morresse meses depois. Esta foi a última vez em que houve um casamento incestuoso na família real havaiana.

2. Júlia Agripina Menor

Ao longo de sua vida, Júlia Agripina Menor teve um caso com o secretário do Império Marcus Antonius Pallas. A finalidade de se aproximar do tio, o Imperador Cláudio. Resultado: casou-se com o tio. Ela era mãe do polêmico Nero. Quando ele ascendeu ao poder, tentou controlar o filho tanto na vida pessoal, quanto política. A sua desgraça estava feita. No final, Agripina foi morta a mando de Nero.

3. Imperatriz da Áustria

A Imperatriz Isabel da Áustria, nascida em 1837, era filha de Ludovica da Bavária. Sofia, irmã de Ludovica, deu a luz a Francisco José, cujo pai era o arquiduque Franz Karl, que posteriormente viria a comandar o Império Austro-Húngaro. Como era costume entre membros da monarquia europeia, Isabel acabou se casando com o primo. Assim, Sofia era, ao mesmo tempo, sua sogra e sua tia.

Isabel da Baviera em pintura oficial - Getty Images

 

No entanto, a genealogia da família ficou ainda mais estranha quando Karolina, a irmã da rainha, se casou com Francisco II, avô de José.

4. Os Habsburgo

O rei Carlos II, nascido no século XVI, pertencia a uma família repleta de uniões incestuosas: os Habsburgo. Sua avó materna, Catarina, era irmã do avô paterno, Carlos V. Isabela. Já a avó paterna, era irmã de seu avô por parte de mãe, João III. Joana de Castilho, sua bisavó, era irmã de sua avó, Maria de Aragão.

Carlos II, rei da Espanha e vítima do incesto tradicional de sua família - Wikimedia Commons

 

Por causa desses casamentos entre pessoas de uma mesma família, Carlos nasceu com o corpo todo deformado, além de graves transtornos psicológicos.

5. Ramsés II

O poderoso faraó do Egito Ramsés II, também possui uma história de incesto. Na verdade, os casamentos entre parentes eram uma prática comum entre os membros da família real egípcia. Após a morte de Nefertari, primeira esposa de Ramsés, Isetnofret, que ocupava um papel secundário, se tornou a principal esposa do faraó.

Estátua de Ramsés II - Wikimedia Commons

 

Porém o cargo de segunda esposa precisava ser ocupado e Bintanath, filha do casal, tomou para si a função, sendo que, desta união, nasceu uma menina. Assim, Ramsés II se tornou pai e avô ao mesmo tempo.


+Saiba mais sobre monarquias através de grandes obras disponíveis na Amazon:

Da Monarquia à República, de Emilia Viotti Da Costa (2010) - https://amzn.to/2VPOITM

Monarquia, de Dante Aliguieri (2016) - https://amzn.to/2PROszB

Monarquia x República, de João Paulo Martino (eBook) - https://amzn.to/3cDn1DE

King Edward VIII, de Philip Ziegler (2012) - https://amzn.to/3cysyLn

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

lações

Leia também

'Casa de repouso' de 3,5 mil anos é descoberta em deserto no Egito


O Caso Asunta: O que aconteceu com os pais de Asunta Basterra Porto


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


O Caso Asunta: Entenda o final da série da Netlix baseada em um caso real


Linha Direta: relembre o familicídio da família Gonçalves, tema de novo episódio


Além de Larry: Relembre outros personagens que morreram em "Os Simpsons"