Collor em imagem oficial - Ubirajara Dettimar/Agência Brasil
Brasil

Neste dia, em 1992, Collor era destituído; entenda o que causou sua queda

Há exatos 31 anos, em 29 de dezembro de 1992, o país que se mobilizou pela eleição de um candidato o retirou do poder; veja a queda de Collor em tópicos!

Maria Fernanda Ziegler Publicado em 02/10/2020, às 00h00 - Atualizado em 29/12/2023, às 09h40

Após quase três décadas, finalmente um presidente civil seria escolhido pelo povo. Mas, em apenas três anos, o que parecia inacreditável aconteceu: o país que se mobilizou pela eleição de um candidato retirou-o do comando, sem qualquer alteração nas regras do jogo democrático.

Em 19 de outubro de 1991, o então presidente da Petrobras, Luís Otávio Motta Veiga, pediu demissão por ter sido pressionado a fazer uma operação danosa à empresa no valor de 60 milhões de dólares — e acusou o empresário Paulo César Farias, o PC, ex-tesoureiro da campanha de Fernando Collor de Mello e seu amigo íntimo.

Em 10 de maio de 1992, a revista Veja publicou um dossiê elaborado por Pedro Collor de Mello, irmão do presidente, sobre o chamado esquema PC de corrupção. Nele, afirmava que PC era um testa-de-ferro e que o beneficiário da corrupção era o próprio presidente.

No dia 13 de agosto, quinta-feira, o presidente resolveu contra-atacar. Em discurso, criticou as manifestações, de uma minoria, e conclamou a população que saísse às ruas, no domingo, vestindo verde e amarelo. No auge de sua impopularidade. Para desafiá-lo, manifestantes vestiram-se de preto e ocuparam quase todas as capitais. 

A Câmara instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as denúncias contra PC em 26 de maio de 1992. A ligação do esquema PC com a presidência foi confirmada por Francisco Eriberto Freire França, ex-motorista de Collor. O processo de cassação foi aberto em 29 de setembro de 1992 e Collor foi afastado.

Horas antes de ser anunciado o impeachment, em 29 de dezembro de 1992, data que completa 31 anos nesta sexta-feira, ele renunciou — uma manobra para voltar ao cargo ou, pelo menos, para não ser julgado pela Justiça Comum. Mesmo assim, foi julgado por crime de responsabilidade e perdeu os direitos políticos por oito anos. Veja em tópicos como ocorreu a queda de Collor. 

Mau começo (15/3/1990)

Candidato do Partido da Renovação Nacional (PRN), Fernando Collor de Mello é eleito no segundo turno. A campanha destacava a juventude do caçador de marajás

Manchete que anunciava o Plano Collor/ Crédito: Wikimedia Commons

O presidente tinha como meta eliminar a inflação de 80% ao mês. Reduziu ministérios, demitiu servidores públicos e anunciou o Plano Collor: o bloqueio, por 18 meses, das contas correntes e poupanças que excedessem 50 mil cruzeiros.


Em baixa (1990)

No início, o plano foi bem-sucedido. Em dezembro, a inflação atingiu índice próximo dos 20%, mas a queda das vendas no comércio gerou desemprego. A aceitação do governo despencou 50% em relação à do período eleitoral. As medidas também não agradaram os parlamentares.

Em 1991, a inflação acumulada passava de 400%. Enquanto isso, denúncias de compras superfaturadas na Liga Brasileira de Assistência (LBA), entidade presidida pela primeira dama Rosane Collor, estampavam os jornais.


Barraco de irmãos (27/5/1992)

Em entrevista à revista Veja, Pedro Collor, irmão mais novo do presidente, acusa o tesoureiro da campanha, PC Farias, de usar a amizade com Collor para enriquecer. Ele entregou um dossiê e apontou operações ilegais que envolviam o irmão e o tesoureiro.

+ Pedro x Fernando: A briga dos irmãos Collor que culminaria no impeachment

Ainda em 1992, a Câmara dos Deputados instala uma CPI para apurar as denúncias de Pedro Collor. A Comissão apurou a existência de ligações das atividades ilegais do empresário com o governo federal. Organizações da sociedade civil e partidos da oposição lançaram o Manifesto Democrático contra a Impunidade.


Nas ruas (16/8/1992)

Milhares de estudantes usam preto e fazem passeatas em dez capitais. Eles são chamados de caras-pintadas e a sociedade passa a exigir o impeachment de Collor. 

A CPI conclui que o presidente sabia da corrupção e do esquema de lavagem de dinheiro de PC. A Câmara aprovou o impeachment por 441 votos a 38. Collor, condenado por crime de responsabilidade, é afastado e, em 2 de outubro, o vice Itamar Franco assume interinamente a Presidência.


No senado (29/12/1992)

Collor renuncia minutos antes de ser condenado pelo Senado. Mesmo assim, seus direitos políticos são suspensos por oito anos. Horas depois, ele reúne a imprensa para justificar que a renúncia foi em defesa das instituições democráticas, que estariam sendo ameaçadas pelas elites contrárias à modernização do país.

Fernando Collor de Mello após renunciar / Crédito: Wikimedia Commons

 

Por falta de provas, Fernando Collor de Mello e PC Farias são inocentados da acusação de corrupção passiva. Collor continuou inelegível e respondeu a outras 35 ações judiciais. Em agosto de 1995, mudou-se para Miami e, em 2006, voltou ao cenário político nacional ao ser eleito senador por Alagoas.

 

 

Brasil História Era Contemporânea História do Brasil presidente Impeachment Política Fernando Collor de Mello

Leia também

Quatro Dias com Ela: Veja a história real por trás do filme


Do kart ao estrelato: As curiosidades sobre a carreira heroica de Ayrton Senna


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


Taj Mahal Palace: Alvo de um atentado terrorista, hotel virou campo de guerra


Atentado ao Hotel Taj Mahal: 5 coisas para saber sobre a história real do filme


Harry Potter: Os significados, em latim e outras línguas, dos feitiços