Princesa Margaret - Divulgação
Família Real Britânica

Luto na Corte: Há 19 anos, morria a princesa Margaret, irmã de Elizabeth II

Sempre muito polêmica, a Princesa viveu seus últimos anos debilitada em uma cadeira de rodas

Giovanna Gomes Publicado em 09/02/2021, às 10h35 - Atualizado às 12h48

O dia 9 de fevereiro de 2002 representou uma triste data para a família real britânica. Foi em um sábado, a princesa Margaret, irmã mais nova da rainha Elizabeth II, faleceu.

Conhecida por seu estilo de vida desregrado e, muitas vezes considerado polêmico, a irmã da monarca acabou por desenvolver uma série de problemas de saúde.

Debilitada há alguns anos, nas poucas vezes que apareceu em público na fase final de sua vida, foi avistada utilizando uma cadeira de rodas e óculos escuros.

Figura polêmica

Segundo o DW, ao longo de sua vida, Margaret dominou as manchetes dos jornais com seus casos amorosos, um casamento conturbado e divórcio.

Tudo teve início quando, na década de 1950, se apaixonou pelo oficial do exército Peter Townsend, mas foi impedida de seguir adiante com o relacionamento.

Ele era divorciado e o Parlamento ameaçou tirar todos os seus privilégios da monarquia caso não se afastasse dele.

Princesa Margaret, a irmã de Elizabeth II / Crédito: Wikimedia Commons 

 

Assim, Margaret iniciou uma vida cheia de polêmicas. Anos mais tarde, em 1960, casou-se com o fotógrafo Anthony Armstrong-Jones, o Lord Snowdon, com quem teve dois filhos e uma relação repleta de altos e baixos.

Depois do divórcio, que se deu oficialmente em 1978, a princesa teve outros romances, inclusive um relacionamento com um homem 17 anos mais novo, o que na época não era muito bem-visto.

Contudo, sua vida amorosa não era a única razão da princesa ser uma figura polêmica.

Problemas de saúde

Durante muitos anos, a monarca conviveu com um forte vício em cigarro, além de consumir álcool de maneira excessiva. Essa vida desregrada acabou por acarretar sérios problemas de saúde.

Mais de uma década antes de sua morte, surgiu um enorme indício de que o consumo de cigarro havia saído totalmente de controle. Aconteceu que, em janeiro de 1985, Margaret teve de retirar o pulmão esquerdo, em razão de seu vício.

Princesa Margaret / Crédito: Wikimedia Commons

 

Mais tarde, no ano de 1998, ela teve um derrame cerebral, o que tornaria a ocorrer por diversas vezes até sua morte. Sucedeu, a partir de então, uma série de tristes acontecimentos que foram deixando a princesa cada vez mais debilitada.

Em 1999, por exemplo, ela queimou seus pés na banheira. Depois, muitos outros problemas surgiram, de modo que, em seus últimos meses de vida, a irmã da rainha se encontrava praticamente cega.

Em sua cadeira de rodas e com seus óculos escuros, apareceu em público pela última vez no aniversário de cem anos da princesa Alice, sua tia, no dia 25 de dezembro de 2001.

Morte e funeral

No dia 9 de fevereiro de 2002, Margaret sofreu um novo derrame cerebral. Durante a noite, ela foi levada ao Hospital King Edward VII, mas nada pode ser feito e ela faleceu às 19h30 daquele sábado, aos 71 anos de idade.

O funeral da princesa, ocorrido na sexta-feira seguinte, foi uma cerimônia restrita. Na ocasião, compareceram cerca de 450 pessoas, enquanto, do lado de fora dos portões, milhares de pessoas, incluindo jornalistas, se aglomeravam à espera dos monarcas.

Elizabeth, a Rainha-Mãe / Crédito: Wikimedia Commons

 

O corpo de irmã de Elizabeth II foi cremado, conforme desejava. Suas cinzas foram depositadas na capela de Saint George, localizada no castelo de Windsor. Mesmo local em que fora enterrado seu pai 50 anos antes e, mais tarde, sua mãe, que morreu sete semanas após Margaret, aos 101 anos de idade.


+Saiba mais sobre a monarquia britânica com as obras abaixo:

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird (2018) - https://amzn.to/2Y80QOZ

Elizabeth I - O Anoitecer de um Reinado, Margaret George (2012) - https://amzn.to/37YWSg4

História concisa da Grã-Bretanha, W. A. Speck (2013) - https://amzn.to/2qcqSnA

A história do século XX, de Martin Gilbert (2017) - https://amzn.to/39hqYeT

Diana, Princesa de Gales / Diana, Princess of Wales (Edição Espanhol), de Marcela Altamirano (2003) - https://amzn.to/2Iem86c

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

 

 

 

Inglaterra morte rainha princesa Margaret

Leia também

A outra vítima do GP de San Marino: A trágica morte de Roland Ratzenberger


Drogas e morte precoce: o declínio da atriz Dana Plato


O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix


Bebê Rena: Suposta perseguidora da vida real critica série: 'Eu sou a vítima'


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


Quatro Dias com Ela: Veja a história real por trás do filme