Curiosidades sobre personalidades históricas

Curiosidades sobre personalidades históricas

Ana Paula Alfano Publicado em 01/08/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Sujinha

Jane Seymour, terceira das seis mulheres com quem o rei Henrique VIII, da Inglaterra, se casou, morreu por falta de banho. Ela tinha fobia patológica de água e não deixou que suas criadas a banhassem depois que deu à luz o filho Eduardo VI. Pegou uma infecção e morreu em 12 dias, aos 28 anos. Henrique VIII encomendou para ela um funeral monumental, no Castelo de Windsor, onde anos depois ele também foi sepultado – Jane é a única das seis mulheres enterrada com o marido. Seu filho, Eduardo VI, foi coroado quando tinha 1 mês de idade e foi o primeiro monarca anglicano da Inglaterra. Morreu aos 16 anos.

Sujinho

O francês Napoleão Bonaparte também não era muito fã de água. Em cartas para a mulher Josefina, o general pedia que ela não tomasse banho. A justificativa: gostava de sentir seu cheiro “natural”. As ordens teriam sido estendidas a seu Exército – segundo contam alguns livros, sentia-se de longe o cheiro ruim de suor dos soldados.

Bichano

Entre uma guerra e outra, o poderoso romano Júlio César descansava em casa ao lado de seu animal de estimação. Até aí, tudo bem. O negócio é que seu bichano era uma girafa. Reza a lenda que o bicho, inclusive, vira e mexe sentava-se aos pés do dono. Afinal, o bicho também gostava de carinho.