Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Reino Unido

A monarca com mais tempo de trono: os recordes notórios quebrados pela rainha Elizabeth II

A soberana superou os marcos de sua tataravó, Vitória, que comandou a Inglaterra durante mais de seis décadas

Daniela Bazi Publicado em 20/12/2019, às 08h00 - Atualizado em 21/04/2021, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Coroação da Rainha Elizabeth II, em 1953, na Abadia de Westminster - Getty Images
Coroação da Rainha Elizabeth II, em 1953, na Abadia de Westminster - Getty Images

Em 2007, a rainha Elizabeth II tornou-se a monarca com a idade mais avançada da História, superando sua tataravó, a rainha Vitória, que viveu por 81 anos, sete meses e 29 dias, informação confirmada pelo Palácio de Buckingham.

Entretanto, este não foi o único marco em que Elizabeth conseguiu superar Vitória. No dia 9 de setembro de 2015, as 13h30 no horário de Brasília, ela foi considerada a rainha que se manteve por mais tempo no trono britânico. O recorde era de sua tataravó, com 63 anos e 216 dias de reinado. Atualmente, Elizabeth já conta com 68 anos no trono.

Elizabeth II subiu ao trono em 1953 / Crédito: Getty Images

Na data, Elizabeth inaugurou uma linha férrea na Escócia onde, em seu breve discurso, falou um pouco sobre o marco.

"Muitos, incluindo você a primeira-ministra (da Escócia, Nicola Sturgeon), observaram um significado diferente para este dia, embora não seja um (significado) que eu tenha aspirado. Inevitavelmente uma vida longa envolve muitas etapas, a minha não é exceção, mas agradeço a todos aqui e no exterior por suas mensagens tocantes", disse a soberana.

De acordo com pessoas próximas a rainha, ela não da muita importância a fatos desse tipo. Uma semana antes, a casa da moeda do Reino Unido lançou uma moeda comemorativa para o grande marco da rainha Elizabeth II. A peça tinha um valor de 20 libras, era feita de prata e contava com cinco retratos da rainha que apareceram em notas e moedas britânicas desde quando foi coroada.

Moeda comemorativa de reinado mais longo lançado no Reino Unido / Créditos: The Royal Mint

Elizabeth conta agora com três gerações de futuros monarcas, algo que também não acontecia desde a rainha Vitória. Charles é o primeiro na linha de sucessão, além de ser também o Príncipe de Gales mais velho da história, com 72 anos de idade. Em seguida vem seu filho William, e seu neto George, que tem apenas 7 anos.


+Saiba mais sobre a monarquia britânica com as obras abaixo:

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird (2018) - https://amzn.to/2Y80QOZ

Elizabeth I - O Anoitecer de um Reinado, Margaret George (2012) - https://amzn.to/37YWSg4

História concisa da Grã-Bretanha, W. A. Speck (2013) - https://amzn.to/2qcqSnA

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7