Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Quadro

A americana que se reconheceu em quadro feito por piloto da Segunda Guerra

Nas redes sociais, uma mulher ficou intrigada ao se identificar num quadro feito por piloto durante a Segunda Guerra Mundial

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 14/06/2024, às 16h01 - Atualizado em 20/06/2024, às 07h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A americana e o quadro feito por piloto da Segunda Guerra - Arquivo pessoal
A americana e o quadro feito por piloto da Segunda Guerra - Arquivo pessoal

No ano passado, a americana Jenny Smith, na época com 43 anos, chamou atenção ao redor do mundo por um motivo no mínimo inusitado: ela se identificou com um retrato de uma mulher ruiva de cabelos cacheados pintado por um piloto da Segunda Guerra.

Atenta aos detalhes, ela notou as semelhanças após um amigo de sua irmã encontrar um registro da pinturanum grupo no Facebook. Conforme o New York Post, ele, que também teve a mesma impressão, encaminhou o link. 

De imediato, Smith se assustou com a imagem: "Quem me pintou?". Principalmente a testa da mulher retratada intrigou a americana: "Tenho uma testa muito grande, e os cabelos cacheados", afirmou ela.

Presente

[Colocar ALT]
A mulher e a obra /Crédito: Arquivo pessoal

Com a descoberta em questão, Jenny estava determinada a obter a pintura em questão de "todas as formas", contudo, encarou um obstáculo. A obra se encontrava numa loja de antiguidades localizada na Carolina do Norte, Estados Unidos. Já ela morava em Columbia, Mississippi. 

Tentou contato com o estabelecimento através do telefone e pediu ajuda redes sociais, contudo, não obteve retorno. Mas, tudo mudou quando foi contatada através do Facebook.

"[Uma pessoa] disse que a encontrou por US$ 10 (R$ 51) e queria me dar de presente. Foi a coisa mais fofa", explicou ela ao The Mirror. 

Assim, ela recebeu o quadro e decidiu colocá-lo na sala de estar. Intrigada com a semelhança, decidiu pesquisar a história por trás da obra de arte. Assim, encontrou a neta do artista em questão.

O pintor

Ela descobriu que o pintor responsável pelos traços se chamava Spehen Farris Jr. Ele também foi piloto de caça durante a Segunda Guerra através da Força Aérea dos Estados Unidos e faleceu em 2014.

Smith também tentou descobrir quem foi a inspiração para o quadro que foi parar em suas mãos. 

"Perguntei se ela sabia quem ele pintava, e ele disse que o avô frequentava aulas de arte, onde pessoas desconhecidas sentavam para pintar. Há alguém lá fora que se parece exatamente comigo", enfatizou ela.