Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / A Queda da Casa de Usher

A Queda da Casa de Usher: Veja referências a Edgar Allan Poe nos episódios

A Queda da Casa de Usher, nova série da Netflix, é baseada em conto de Edgar Allan Poe, o mestre do terror

Redação Publicado em 16/10/2023, às 13h52 - Atualizado em 19/10/2023, às 16h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Edgar Allan Poe (à esqu.) e imagem promocional de A Queda da Casa de Usher - Domínio Público e Divulgação/Netflix
Edgar Allan Poe (à esqu.) e imagem promocional de A Queda da Casa de Usher - Domínio Público e Divulgação/Netflix

Para o mês em que o mundo celebra o Halloween, a plataforma de streaming Netflix lançou uma série marcada por suspense, intrigas e reviravoltas. Em 'A Queda da Casa de Usher', os assinantes da plataforma de streaming conferem uma produção que parece uma mistura de Succession, sucesso da HBO, e Edgar Allan Poe. 

Na série original da Netflix, conhecemos "os implacáveis irmãos Roderick e Madeline Usher, que transformaram a Farmacêutica Fortunato em um império de riqueza, privilégios e poder. Mas os segredos do passado vêm à tona quando os herdeiros da dinastia Usher começam a morrer nas mãos de uma mulher misteriosa de sua juventude", explica a sinopse.

Embora baseada em um conto de Edgar Allan Poe, mestre do terror, a série apresenta diferenças da história original. A adaptação de Mike Flanagan, na realidade, apresenta inúmeras referências a outras obras do escritor. Pensando nisso, separamos todas as referências que você pode ter perdido nos episódios. Alerta: os próximos parágrafos podem apresentar spoilers.

1. Episódio 1

No começo da série, os espectadores já encontram uma referência a Poe logo na abertura do episódio. O título do episódio 'Meia-noite que apavora' é, na verdade, uma referência a abertura do poema 'O Corvo', lançado em 1845. "Era uma vez uma meia-noite triste...", explica o Tudum, site da Netflix. 

Outra referência curiosa logo no episódio de abertura da série é o nome da empresa da família Usher. Fortunato Pharmaceuticals foi inspirado no poema 'O Barril de Amontillado', de 1846.

Já Eliza, nome da mãe do personagem Roderick, é uma referência ao nome da mãe de Edgar Allan Poe. Já a inspiração para a personagem ter sido enterrada viva vem do poema 'The Premature Burial', de 1844.  

Imagem promocional da série 'A Queda da Casa de Usher' /Crédito: Divulgação/Netflix

Você também pode não ter percebido que os testes que a personagem Victorine realiza em chimpanzés é inspirado em 'Os Assassinatos da Rua Morgue', de 1841. Enquanto isso, os artefatos egípcios de Madeline podem ser interpretados como referências ao conto 'Pequena Conversa com uma Múmia'.


Episódio 2

Sem dúvidas, uma das mortes mais chocantes da série, é a de Prospero, filho caçula de Roderick. As mortes agonizantes dos convidados durante uma orgia é inspirada no conto 'The Masque of the Red Death', de 1964.

Já o nome do personagem Toby, ajudante de Camille, e o diálogo “Toby Dammit” compreendem referências a história “Never Bet the Devil Your Head”, de 1841. No conto, o nome do personagem é Toby Dammit.

Além disso, o nome do químico Metzer compreende uma abreviação de 'Metzengerstein: A Tale in Imitation of the German', conto de 1832. Ao mesmo tempo, o episódio mostra a companhia Landor Pharma, que tem nome inspirado em 'Landor’s Cottage', livro de Poe lançado em 1849.


Episódio 3

No terceiro episódio, a trágica morte de Camille por um chimpanzé é baseada em “Os Assassinatos na Rua Morgue”, conto publicado em 1841. Além disso, o episódio também mostra Roderick recitando o poema “Annabel Lee”, de 1849, num diálogo.


Episódio 4

Napoleão Usher /Crédito: Divulgação/Netflix

O episódio, que marca a perseguição de Napoleão com um gato preto, é baseado no conto 'O Gato Preto', lançado em 1843. Já o nome do Dr. Brevet é inspirado num personagem do conto e sátira 'The Man That Was Used Up', de 1839.


Episódio 5

No quinto episódio, a morte de Victorine por esfaqueamento tem como inspiração o conto 'The Tell-Tale Heart', de 1843. Já as palavras ditas no funeral foram compostas por versos do poema 'Espíritos dos Mortos', de Poe.


Episódio 6

Os temidos olhos de safira, mostrados no episódio, são inspirados em 'Pequena Conversa com uma Múmia'. Além disso, a história do personagem Arthur Pym tem como inspiração 'The Narrative of Arthur Gordon Pym of Nantucket', livro lançado por Edgar em 1838. 

Cena da série 'A Queda da Casa de Usher' /Crédito: Divulgação/Netflix

Além disso, a saga e a perturbadora morte de Tamerlane tem como inspiração direta 'William Wilson', uma historieta de Edgar Allan Poe, publicada em 1839. Ainda sobre a personagem, o nome e o logotipo de sua companhia, a Goldbug, são baseadas na história 'The Gold-Bug', de 1843.


Episódio 7 

No penúltimo episódio, uma referência curiosa compreende a morte de Frederick. O momento em que a lâmina balança sobre seu corpo tem como inspiração 'The Pit and the Pendulum', de 1842. Ainda sobre o personagem, o ato dele arrancar os dentes da esposa é baseado em 'Berenice', pequeno conto lançado em 1835. 

Ao mesmo tempo, o poema que a personagem Verna recita para Madeleine durante o tenso encontro é 'A cidade no mar', de 1845.


Episódio 8 

No último episódio de 'A Queda da Casa de Usher', o momento em que o executivo Rufus Griswold é emparedado tem como inspiração o poema 'O Barril de Amontillado', de 1846. Já o momento em que Roderick se depara com um corvo após a morte da personagem Lenore é baseada em 'O Corvo', trabalho mais famoso do escritor. 

A personagem Madeline Usher /Crédito: Divulgação/Netflix

A mumificação de Madeline e a ruína dos irmãos, que morrem após a casa desabar, são inspiradas em 'Pequena Conversa com uma Múmia' e 'A Queda da Casa de Usher'.