Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / A Queda da Casa de Usher

A Queda da Casa de Usher: Veja diferenças entre a série e o conto de Edgar Allan Poe

Original da Netflix, A Queda da Casa de Usher é baseada em um conto de Edgar Allan Poe

Redação Publicado em 14/10/2023, às 13h05 - Atualizado em 19/10/2023, às 16h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Edgar Allan Poe e imagem da série 'A Queda da Casa de Usher' - Divulgação/Netflix e Domínio Público
Edgar Allan Poe e imagem da série 'A Queda da Casa de Usher' - Divulgação/Netflix e Domínio Público

Lançada pela Netflix, 'A Queda da Casa de Usher' é um verdadeiro presente para os fãs de séries de terror. Com produção de Mike Flanagan, responsável por 'A Maldição da Residência Hill' e 'Missa da Meia-Noite', o lançamento fascina. 

Comparada a narrativa da estrondosa da produção 'Succession', sucesso da HBO, 'A Queda da Casa de Usher' surpreende com intrigas, mistérios e reviravoltas. Na série, conhecemos "os implacáveis irmãos Roderick e Madeline Usher, que transformaram a Farmacêutica Fortunato em um império de riqueza, privilégios e poder. Mas os segredos do passado ressurgem quando os herdeiros da dinastia Usher começam a morrer nas mãos de uma mulher misteriosa de sua juventude", explica a sinopse da série.

Embora baseada no famoso conto de Edgar Allan Poe, a série em muito se difere da obra escrita pelo mestre do terror. Com isso em mente, separamos algumas diferenças entre a adaptação de Flanagan e o conto de Poe. Atenção: os próximos parágrafos podem apresentar spoilers da série 'A Queda da Casa de Usher'. 

1. Os filhos

Na série da Netflix, os episódios detalham a rede de intrigas entre os filhos de Roderick Usher. Em cada episódio, é detalhado como os personagens morrem de maneira trágica enquanto o espectador busca uma resposta. No entanto, não é bem assim que acontece no conto de Edgar Allan Poe. 

Embora a história mostre que Roderick e Madeline Usher (respectivamente, Bruce Greenwood e Mary McDonnell) são os que restaram da família, o conto de Poe não detalha outros familiares ou a maneira como eles faleceram, repercute a Elle Internacional. Os filhos de Roderick são, na verdade, referências a outros personagens presentes em contos de Poe. 

Alguns dos irmãos Usher /Crédito: Divulgação/Netflix

Tamerlane, Annabel Lee e Lenore, por exemplo, compreendem referências a poemas homônimos de Edgar. Já Napoleão aparece em 'The Spectacles' e Próspero compreende um personagem de 'A Máscara da Morte Rubra', um dos melhores contos de Poe.


2. O advogado

Na série da Netflix, o espectador confere a saga do advogado e investigador Auguste Dupin (interpretado por Carl Lumbly), que tenta, insacavelmente, fazer com a família Usher responda por crimes relacionados a indústria farmacêutica, no entanto, o personagem foi extraído de outro conto de Edgar Allan Poe. 

O advogado Auguste Dupin ao lado de Roderick /Crédito: Divulgação/Netflix

Dupin é, na realidade, um detetive, que aparece pela primeira vez no 'universo de Edgar Allan Poe', através do conto 'Os Assassinatos da Rua Morgue', de 1841.


3. O corvo

Sem dúvidas, a personagem Verna, interpretada por Carla Gugino, é uma das mais importantes na série. Ela, no entanto, não está presente em outras obras de Poe. Mas, chama atenção que seu nome seja uma referência a 'The Raven' ('O Corvo') o conto mais famoso do escritor. 

A personagem Verna /Crédito: Divulgação/Netflix

Além de 'Verna' ser um anagrama para 'Raven', o poema de 1845 reflete sobre amor e perda, o que vemos na série. Ao mesmo tempo, os corvos são interpretados como presságios da morte, que é como a personagem Verna se comporta ao decorrer da história dos Usher. 


4. Indústria farmacêutica

Na adaptação da plataforma de streaming, acompanhamos a saga de uma família rica, referência no ramo farmacêutico, que pode ser responsabilizada por desenvolver um remédio responsável por uma epidemia de drogas, assim como vemos em 'Império da Dor', outro sucesso da Netflix. No entanto, isso não existe no conto de Poe.

A história original do escritor não detalha a origem do dinheiro dos Usher. Embora o leitor tenha conhecimento de que eles são ricos e vivem em uma mansão, o próprio Roderick é diferente do conto, que mostra apenas um homem recluso. 


5. A ruína

No último tópico, aproveitamos para detalhar semelhanças entre o conto e a série. Já no final da história, o espectador descobre que os irmãos são, na verdade, a ruína um do outro. Isso, vale ressaltar, também é mostrado no conto.

A ruína dos Usher /Crédito: Divulgação/Netflix

O final da história, que mostra Madeline se vingando do irmão, é semelhante tanto na série quanto na história de Poe. Assim como o advogado, o narrador do conto também consegue escapar da casa, que acaba desmoronando, marcando o fim de uma dinastia.